Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 28 de setembro de 2022

32 - Era do Império, Por Equipe Dom Pedro II do Brasil.


Nascida como Princesa Leopoldina Teresa Francisca Carolina Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon, no Rio de Janeiro, no dia 13 de julho de 1847. 

Foi a segunda filha mulher e a terceira criança nascida do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Teresa Cristina. Assim como sua irmã a Princesa Isabel, Leopoldina recebeu uma rigorosa educação. 

Em 1864 casou-se com o Duque Luís Augusto de Saxe, com quem teve quatro filhos. Além de Dom Pedro Augusto mais três filhos: Dom Augusto Leopoldo, Dom José Fernando e Dom Luís Gastão, nascidos respectivamente em 1867, 1869 e 1870.

Em 1871 a princesa faleceu em Viena de febre tifoide, aos 23 anos.

2 comentários:

  1. A princesa também foi a segunda na linha de sucessão ao trono do Império do Brasil, mesmo após o casamento de sua irmã mais velha, a princesa dona Isabel, devido às dificuldades desta em gerar herdeiros. Após sua morte prematura, seus dois filhos mais velhos foram reconhecidos como príncipes brasileiros e herdeiros presuntivos da coroa até que dona Isabel tivesse seu primeiro filho.

    ResponderExcluir