Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 1 de outubro de 2022

34 - Era do Império, Por Equipe Dom Pedro II do Brasil.

Dom Pedro II (1825-1891) foi o segundo e último Imperador do Brasil. Tornou-se príncipe regente aos cinco anos de idade, quando seu pai Dom Pedro I, abdicou do trono. Aos 15 anos foi declarado maior e coroado Imperador do Brasil. Seu reinado teve início no dia 23 de julho de 1840 e terminou no dia 15 de novembro de 1889, quando foi proclamada a República.

Dom Pedro II nasceu no Palácio de São Cristóvão, Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, Brasil, no dia 02 de dezembro de 1825. Filho do Imperador Dom Pedro I e da Imperatriz Dona Maria Leopoldina, recebeu o nome de Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bebiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança.

Dom Pedro ficou órfão de mãe com apenas um ano de idade. Cresceu aos cuidados da camareira-mor Dona Mariana Carlota de Verna Magalhães, mais tarde condessa de Belmonte.

Pedro de Alcântara era o quarto filho do casal imperial, mas tornou-se o herdeiro do trono brasileiro, com a morte de seus irmãos mais velhos. No dia 2 de agosto de 1826, foi reconhecido como herdeiro da coroa do império brasileiro.

No dia 7 de abril de 1831, seu pai Dom Pedro I, que vinha enfrentando severa oposição política, acusado de favorecer os interesses portugueses no Brasil, abdica do trono e embarca de volta a Portugal, deixando Pedro como “regente”, com apenas cinco anos de idade. Para tutor de Pedro, seu pai nomeou José Bonifácio de Andrada e Silva.

Com a abdicação e a menoridade do imperador, o Brasil foi governado por regências. O período regencial estendeu-se por nove anos, de 1831 a 1840. Nessa época, durante a menoridade, Dom Pedro teve aulas com diversos mestres ilustres, escolhidos por seu tutor José Bonifácio. Estudou caligrafia, literatura, matemática, latim, francês, inglês, alemão, geografia, ciências naturais, pintura, piano e música, esgrima e equitação.

5 comentários:

  1. Tudo que se lê sobre Dom Pedro II e a monarquia é perfeito, justo, honrado. Exemplos de família, de bons costumes, religiosidade, caridade, solidariedade e de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Dom Pedro II, faleceu no dia 05 de dezembro de 1891, em Paris, na França, onde vivia exilado desde que o golpe militar de 15 de novembro de 1889 lhe havia arrebatado o trono e o expulsado do Brasil, juntamente com toda a sua família.
    Na hora da sua morte o relógio marcava 00:35 horas, de uma madrugada fria. O quarto do imperador, no Hotel Bedford, era bem modesto, pois o antigo Imperador do Brasil vivia quase como um pobre, após ter servido o Brasil por 58 anos, dos quais 10 através na Regência e 48 como um honrado e digno Chefe de Estado.
    Este homem que ainda hoje é considerado “O Maior dos Brasileiros” morreu acometido de grave doença pulmonar. Dom Pedro II morreu ainda jovem para os padrões atuais. Contava com 66 anos, mas sua aparência era de um homem muito mais velho. Suas responsabilidades, as preocupações, a vida pública o haviam transformado num homem de aparência muito mais velha do que era realmente.

    Em um suspiro final Pedro II disse a todos:
    “Deus que me conceda esses últimos desejos –
    paz e prosperidade para o Brasil…”

    ResponderExcluir
  3. O Estado do Piauí, cuja capital (Teresina) foi denominada em homenagem a Imperatriz Teresa Cristina (esposa de Dom Pedro II) também homenageou o nosso último Imperador.
    Existe no Piauí um município chamado Pedro II. Esta cidade é chamada de "Suíça Piauiense", por conta do seu clima serrano, frio, se comparado ao resto do estado, possuindo um grande potencial turístico, com as únicas minas de opala do Brasil, cachoeiras, um rico artesanato em tecelagem e o seu casario colonial, herança da colonização portuguesa. Todos os anos, entre os meses de maio e junho (no feriado de Corpus Christi), acontecem as edições do “Festival de Inverno de Pedro II”.

    ResponderExcluir
  4. No centro da cidade de Fortaleza, capital do Ceará, existe um monumento de bronze em tamanho natural do Imperador Dom Pedro II. Ele fica na Praça Caio Prado, em frente à Catedral da Sé de Fortaleza. A escultura foi inaugurada em 7 de setembro de 1913, mas oficializada no dia do aniversário do Imperador, em 2 de dezembro daquele ano. "Esse é o único monumento com subscrição popular, ou seja, a população custeou a construção da estátua", revelou Stelio Ferreira Marinho, vice representante do Instituto Cultural Dona Isabel I, a Redentora.

    ResponderExcluir
  5. Os textos estão juntos. O de Dom Pedro II e o do Lula e do Padre Kelmon. Leia e veja a diferença de uma monarquia para uma republica podre e corrompida.

    ResponderExcluir