Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 10 de setembro de 2021

MANIFESTAÇÕES POPULARES FAZEM PARTE DA DEMOCRACIA - Por Antonio Gonçalo de Sousa.

Passamos dezenas de anos vendo os comandados da esquerda invadindo propriedades, depredando prédios, incendiando bens de produção em fazendas etc. E, à época, não se via a imprensa maldita ou artistas de meia tigela falar que aqueles atos eram criminosos e  antidemocráticos.

Agora, quando no dia sete de setembro uma grande parte da população do país, vestida com as cores da bandeira e com a devida decência, foi às ruas protestar contra o que consideram desvio de conduta de alguns membros dos poderes da República, alguns intelectuais, supostos juristas e a mídia chorosa por ter perdido o "pertinho do governo" aparecem com um estardalhaço de injúrias a um movimento simples do povo chamando-o de antidemocrático.

Pode-se até questionar algumas frases de "palanque" ditas pelo presidente da República; um ou outro cartaz exposto por alguém que lá esteve.  Mas não se deve esconder o verdadeiro quantitativo de gente que compareceu às manifestações em todo país e o legítimo gesto do povo que ali compareceu, cumprindo muito bem o que lhe compete e legítima a constituição.

E, já que a imprensa não comenta, deve-se registrar também que nas referidas manifestações não se viu falar de  nenhum tumulto ou danificação de qualquer bem particular ou público, o que é comum em atos organizados pelas equipes de esquerda quando praticam suas reivindicações.

Por fim, consideremos que esse tipo de ação deve ser visto não como ato contra a democracia. Muito pelo contrário, um evento popular quando executado dentro da ordem e com o devido respeito faz parte do que rege a constituição do país.

4 comentários:

  1. Bolsonaro conseguiu reunir alguns milhões em praça pública, pegou corda e no seu delírio agiu como um marginal. Marginal é todo aquele que age à margem da lei, fora da lei.

    No seu entusiasmo não teve o cuidado de observar que muito mais gente do que tinha na praça ficou em casa, e, que essa gente que ficou em casa não concorda com as suas vontades, desejos, sandices e loucuras.

    Cada dia Bolsonaro cava um pouquinho mais a sua sepultura política.

    ResponderExcluir
  2. O meu desabafo é proveniente da decepção de ter votado em 2018 para um presidente que hoje é representado por Zé Trovão, os Queirós da vida e outras tranqueiras que envergonham o Brasil aos olhos do mundo.


    ResponderExcluir
  3. Reitero o que tenho dito desde o início desse governo: Sempre considerei errado a forma e os momentos em que o presidente se expressa. Já cheguei a comentar que o mesmo deveria se comunicar por meio de um pora-voz devidamente preparado.

    ResponderExcluir
  4. Ao Bolsonaro falta tudo : Postura, liturgia, preparo, humildade e vergonha na cara.

    ResponderExcluir