Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 16 de outubro de 2021

Mario Sabino "A fome" - O Antagonista por Mário Sabino.

 “Fome não é drama pessoal, é tragédia nacional”, diz Mario Sabino, em sua coluna desta sexta-feira (15) na Crusoé.

“Mas, à exceção de poucos, estamos insensíveis a ela, assim como nos tornamos, se é que não sempre fomos, insensíveis à corrupção, à criminalidade, à ignorância, à incompetência, à paisagem de devastação das nossas cidades, nas quais o número de favelas dobrou nos últimos dez anos, outro espanto recém-noticiado. 

E, na nossa insensibilidade, nos deixamos conduzir por gente que, perversamente, aproveita-se da fome de tantos como nós, para fechá-los em currais eleitorais, em troca de comida, e assim perenizar o círculo vicioso. 

Para essa gente, a fome não é zero e fornece muitos zeros. ‘Um homem com fome não é um homem livre’: li essa frase de um político americano há alguns anos. Não me lembro do nome do político, mas ela resume como a fome é prisão. 

Quando se tem fome, mais do que nos dobrarmos sobre o estômago, dobramo-nos ao estômago. É ele o nosso carcereiro. É ele o nosso vaqueiro.”

Um comentário:

  1. não estamos falando de falta de compostura, de seriedade, de honestidade e de vergonha na cara isso era exigir demais do atual presidente. Trata-se da falta de pão, arroz, feijão, farinha, alimento. Isso no Brasil tem e muito.

    ResponderExcluir