Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Meu repúdio a destruição do Sitio Cobras - Por Antônio Morais.

Como um observador vejo um grande interesse da população do Crato em defesa do patrimônio histórico, especialmente quando o patromônio está localizado na zona urbana da cidade : Prédios, ruas, praças,  nada mais  justo e correto.

Quando a destruição do patrimônio é localizado na zona rural eu não vejo o mesmo empenho das pessoas, embora reconheçam ser tão importante ou até mais do que qualquer outra coisa preservar o meio ambiente. 

Há poucos dias, se disseminou a noticia da destruição de parte do Sitio Cobras, uma area preservada por determinação de seu proprietario há mais de 40 anos. 

Covém lembrar que a propriedade pertence a mesma familia há mais de cem anos. Que a area preservada é composta por angelins, pau darco, umburannas, camarus, aroeiras,  angicos, baraúnas, jenipapeiros, trapiás e outras árvores centenárias. 

Encontravam-se facilmente aves e animais silvestres como jacús, juritis, cordonizes, marrecas, canários, campinas entre outras. Animais do tipo tatus, teju, gato do mato, veados e raposas, além de uma grande produção de oxigênio, produto indispensável a manutenção da vida humana. 

Tudo foi destruido sem a permissão e consentimento do proprietário. Avaliaram, a seu modo, o valor do bem material, colocaram o financeiro a disposição na justiça e puseram as maquinas e destruiram um patrimonio que pertencia ao Crato desde "Outrora". 

O Crato e seu povo precisam ter o mesmo olhar contra a destruição seja ela "urbana ou rural".  

14 comentários:

  1. Lamentavelmente eu só sei que foi assim.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Morais. Ando de “crista baixa” pois de repente – não mais que de repente – “caímos todos na real” ... e descobrimos que estamos caminhando – a passos largos – para um regime discricionário.
    Imaginar os milhões de pessoas que saíram as ruas nos anos 2016, 2017, 2018, pedindo: “Quero o meu Brasil de volta” ...
    A Justiça dos homens passou a se julgar (quanta pretensão!) superior a tudo. Até à Justiça de Deus. Neste caso da destruição dessa reserva ecológica no município de Crato fica apenas um grito abobalhado: Apelar para quem? A questão está “sub judíce”. Mas, e se a Justiça –mesmo assim –, já tiver autorizado a derrubada das árvores e a extinção da fauna? O que se pode fazer?
    É por isso que deixei de ver noticiários e programas de TV, de ler jornais impressos, de ler blogs e mensagens divulgadas pela imprensa midiática. Não acredito em mais nada. Principalmente nesta oposição cognominada muito bem de “FUMAÇA”. Pois é isto o que virou a atividade política brasileira: Fumaça, fumaça e só fumaça.
    Não perco mais meu tempo com essas esperanças vãs...Fui!

    ResponderExcluir
  3. A responsável diretamente pela destruição de um Bioma, DNA da Floresta do Araripe, tem nome Concessionaria de Energia Elétrica Dom Pedro ll, com a omissão dos Gestores Municipal e Estadual. A Dom Pedro ll, merece o " Nobel A Exterminadora " do Meio Ambiente do Crato-CE.
    Crato, 29/10/21.
    Fernando Callou.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Armando Rafael - Como sempre fiz, continuo fazendo das suas sabias palavras as minhas.

    Não vejo nenhum futuro para o Brasil. Um país polarizado entre o que, comprovadamente, de pior existe na politica, na justiça e em outros segmentos vitais.

    Um pais que a justiça anula e acoberta crimes denunciados e condenações reconhecida por ela própria como no caso vergonhoso do Lula. Crimes graves reconhecidos por todo aquele que pensa.

    Politicos que se comportam de maneira fantasiosa para se eleger, e uma vez eleito, viram a casaca e fazem tudo ao contrário do que prometeu fazer. Receba o meu sincero abraço.

    ResponderExcluir
  5. Fernando:Também na mídia estamos vivendo uma "noite negra".A impressão é que a maioria da mídia está subjugada à NOM (Nova Ordem Mundial) defendida pela ONU e Partido Comunista Chinês (PCCh).É verdade que a Globolixo e os comentaristas dela perderam TODA A CREDIBILIDADE. Mas fica a pergunta: de onde vem o dinheiro para financiar esse "estrondo publicitário" que defende os esquerdopatas trogloditas brasileiros e caluniam as correntes conservadoras da nossa opinião pública?

    ResponderExcluir
  6. Resta o consolo que nos vem da sabedoria popular: QUANTO MAIS NEGRA A NOITE, MAIS CARREGA DENTRO DE SI A MADRUGADA...

    ResponderExcluir
  7. Morais: suas palavras são verdades verdadeiras...

    ResponderExcluir
  8. Prezado Fernando Callou.

    Na verdade a Concessionaria de Energia Elétrica Dom Pedro ll, é apenas a executora do empreendimento. Os verdadeiros responsáveis diretos são os proprietários da companhia exploradora de energia.

    O povo precisa ter um olhar mais atuante na defesa do Meio Ambiente porque a ele interessa como uma questão de sobrevivêcia. Um empreendemento deste porte certamente conta com as facilidades e a complacencia dos orgãos que deviam atuar de maneira contrária.

    ResponderExcluir
  9. Prezado Armento Rafael.

    Quanto ao Pajé Lula da Silva eu não mudei nada no meu conceito. Uma "iniquidade". Mentiroso, desonesto, corrupto, um defunto politico putrefato, salvo de seus crimes pela justiça e que pensa que o povo esqueceu.

    O meu conceito mudou muito para com o Bolsonaro. A confiança, a esperança que tinha de mudança e que me fez votar pra ela não correspondeu.

    ResponderExcluir
  10. Agradeço aos Amigos, Antonio Morais, e Armando Rafael, não por sermos Amigos de longas datas. Mas pela retidão de Carácter, e reconhecimento do que é justo. Da maneira sincera, e transparente como abordaram o tema.
    Crato, 29/10/21.
    Fernando Callou. Obrigado Morais, Obrigado Armando.

    ResponderExcluir
  11. O nome mais adequado seria, Dom Carleone, ou o Poderoso Chefão.
    Crato. 30/10/21.
    Fernando Callou.

    ResponderExcluir
  12. Corre um boato na Rua donde moro que:" Dom Corleone vai exterminar os matos do Crato".

    ResponderExcluir
  13. Amigo Morais, a concessionaria Dom Pedro ll, empresa privada , ultrapassou os limites da razão. num ato insano de terrorismo invadiu o Sitio Cobras ll, destruindo Arvores , secular, habitat Natural de Aves em extinção, como Asa Branca, Sariema, zabelê e etc. Antes a concessionaria já havia destruído o Sitio Cobras l, em questionamento judicial. O Sitio Cobras ll. não está em questionamento.
    Crato, 31/10/21.
    Fernando Callou.

    ResponderExcluir
  14. Os Trust, da concessionaria Dom Pedro ll, merecem o Nobel " A Exterminadora do Futuro", pela destruição do Bioma Floresta do Araripe, onde arvores centenárias foram arrancadas, e com elas ninhos com filhotes de aves silvestres, animais rastejantes foram impiedosamente esmagados sem chance de salvação.
    Crato, 01/11/21.
    Fernando Callou.

    ResponderExcluir