Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Mosenhor Rubens, uma história de vida bonita - Por Antônio Morais.

 

Mosenhor Rubens, após deixar de ser o vigário da Sé Catedral, em Crato, mudou-se para o Recife, onde foi reitor da UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco. 
Abandonou a batina e se casou no dia 22/12/1978 com a pernambucana Vitória Maria Leal.
Do casamento, nasceu uma filha registrada como Delame Maria Leal de Lóssio, que nasceu em 13 de maio de 1980. 
Rubens Gondim Lóssio faleceu no Recife em 04 de Abril de 2005. Chegou na hierarquia da Igreja ao posto de Monsenhor.
Eu me lembro. Era muito jovem ainda, recém chegado ao Crato, desambientado, saudade da familia, curava minha solidão e tristeza na Sé Catedral. 
Via  Monsenhor Rubens, baixinho, sisudo, mas dono de uma oratória e cultura admiráveis.

4 comentários:

  1. Essa postagem agrega valores e conhecimentos a história do Monsenhor Rubens. São detalhes que poucas pessoas tem conhecimento. Uma história de vida muito bonita.

    ResponderExcluir
  2. Tem postagens que despertam a atenção dos leitores. Uma delas foi esta interessante nota escrita e publicada por Antônio Morais, sobre o Mons. Rubens Gondim Lóssio. Ele foi, realmente, um homem notável, brilhante intelectual e sacerdote que deixou marcas registradas na Diocese de Crato e por onde passou. Seus escritos – originais e profundos – atestam o seu valor.

    Mons. Rubens Gondim Lóssio nasceu na cidade de Jardim, Ceará, no dia 27 de maio de 1924. Era filho legítimo de Júlio Lóssio e Eleonor Gondim Lóssio. Fez o curso de humanidades no Seminário São José do Crato e o de Filosofia e Teologia no Seminário da Prainha, em Fortaleza. Ordenou-se Sacerdote Católico, no dia 20 de dezembro de 1947. Foi Cura da Sé Catedral de Crato e professor de vários Colégios de Crato.

    Lecionou na Faculdade de Filosofia do Crato, embrião da atual Universidade Regional do Cariri–URCA.

    Pertenceu ao Instituto Cultural do Cariri tendo sido o primeiro ocupante da Cadeira Dom Francisco de Assis Pires.

    Em 1969, Mons., Rubens deixou a Diocese do Crato e fixou residência na cidade de Recife, Pernambuco, onde ocupou o cargo de Magnífico Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, de janeiro de 1971 a janeiro de 1978.

    Mons Rubens Gondim Lóssio escreveu e publicou os seguintes trabalhos: “O desafio da Universidade nova”, 1971; “A serviço da palavra sob o impacto da mudanças”, 1973; “UNICAP em resposta ao desafio do Nordeste”, 1973; “Caracterização geral dos candidatos ao vestibular unificado”, 1977; “Ensino superior em Pernambuco: sistema de acompanhamento”, 1970; “Nossa Senhora da Penha de França: padroeira do Crato”, 1961; “Renúncia à Catedral e Paróquia de N. S. da Penha”; 1969, e diversos outros trabalhos publicados em revistas científica, seminários, encontros, e reuniões.
    Recebeu “Menções Honrosas”, Diplomas, Certificados, Medalhas pelos relevantes serviços prestados à educação e à sociedade dos Estados de Pernambuco e do Ceará.

    Faleceu em 18 de maio de 1995.

    Morais não informou onde conseguiu esta foto (raríssima) do Mons.Rubens. Isto é outro grande tento da nota redigida por Morais, já que poucas pessoas dispõe de fotos do Mons.Rubens, da época que ele morou em Recife. Parabéns pela pesquisa, Morais.

    ResponderExcluir
  3. Meu comentário foi publicado em duplicidade. Removi a segunda nota que é a mesma publicada acima.

    ResponderExcluir
  4. Caríssimo Morais,
    Essas palavras são saídas mais do seu generoso coração e vão além dos meus poucos méritos.
    Obrigado.
    Que Deus lhe dê um 2022 de saúde e paz.

    ResponderExcluir