Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 11 de maio de 2022

A Perspicácia e a sinceridade da Princesa Isabel durante a última regência (*)

 

    A Princesa Imperial Regente do Brasil, Dona Isabel de Bragança, insistia com o Presidente do Conselho de Ministros, Barão de Cotegipe, para que o Governo assumisse uma posição mais decidida na questão da Abolição, sem o que sua força moral cada vez mais se perdia.

   Cotegipe aconselhou Dona Isabel a manter-se neutra, “como a Rainha Vitória”, em uma disputa que dividia tão profundamente o Partido Conservador e o Partido Liberal.

A Princesa, entretanto, retorquiu:
– Mas eu tenho o direito de manifestar-me, e a Rainha Vitória é justamente acusada por sua neutralidade, prejudicial aos interesses da Inglaterra.


(*) Publicado originalmente no Facebook da Pró Monarquia. Fonte:Leopoldo Bibiano Xavier no livro "Revivendo o Brasil-Império". 1º edição. São Paulo: Artpress, 1991, p. 165.

Um comentário:

  1. Outra diferença visivel entre Monarquia e outros sistemas de governo. A inteligencia, a formação, a cultura. Os herdeiros são preparados para o desempenho da função de governar. Na republica qualquer malandro esperto, pilantra e vendido chega lá. O Brasil se tornou um pais de governantes putrefatos.

    ResponderExcluir