Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 13 de maio de 2023

160 - O Crato de antigamente - Por Antônio Morais.

 


Monsenhor Raimundo Augusto.

Muito jovem vi de Várzea-Alegre para o Crato. Aqui estudei, fixei residência, exerci minha vida profissional e constituir minha família.

Duas personalidades prestimosas de Crato foram muito importante em minha vida. Sou um eterno devedor de suas participações na minha vida.

Monsenhor Raimundo Augusto como presidente do Banco do Cariri S/A me admitiu ao quadro funcional onde desempenhei todas as funções na agência do Crato.

Foi Monsenhor Raimundo Augusto quem celebrou o meu casamento e batizou os meus filhos. Monsenhor Raimundo Augusto, um grande amigo, um extraordinário religioso, mestre  no ensino da "Doutrina  Cristã".

Dr. Eldon Gutemberg Cariri.

Profissional da medicina, com especialidade em pediatria, ginecologia e obstetrícia, amigo de brandura impar, cuidou dos pré-natais dos meus filhos com toda lhaneza, atenção e esmerada responsabilidade. Homem honrado, inteligente, dedicado que traduzia muita confiança aos seus pacientes.

Dr. Eldon foi aquele que teve verdadeira e perfeita caridade, que em nada se buscou a si mesmo, que de ninguem teve inveja  e que procurou sobre todas as coisas ter alegria e felicidade em Deus.

Uma historinha dele que gosto de lembrar sempre : Estávamos eu, minha esposa e outros casais na ante-sala de seu consultório quando ele entrou, cumprimentou a todos e a todas. Do meu lado uma senhora, talvez no oitavo mês, segurava entre os dedos um cigarro aceso as baforadas.

Dr. Eldon se aproximou e lhe disse : "Não faça isso não, você está se envenenando e prejudicando o seu bebê. Se não puder fazer por você faça por ele que é indefeso".

Educadamente, foi com sua "santa mão" e retirou o cigarro de entre os dedos daquela senhora, apagou e jogou no lixeiro".

Dr. Eldon Gutemberg Cariri - Esse sorriso caracterizava sua personalidade de paz completa, amizade, harmonia interior  e  muita confiança em si e em Deus.

3 comentários:

  1. Duas personalidades que estão marcadas na minha personificação. Tiveram uma participação extraordinária na minha vida e de minha família.

    ResponderExcluir
  2. Meu primeiro emprego em Crato foi como professor no Ginásio 21 de Junho. Eu era professor de português e Monsenhor Raimundo Augusto era Diretor Geral. Nos reencontramos depois no Banco do Cariri eu funcionário e ele presidente.

    ResponderExcluir
  3. Bom resgate, Morais. Ambos merecem as homenagens feiras.

    ResponderExcluir