Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 25 de julho de 2022

Carta de despedidas à Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima – por José Luís Lira (*)

Dias atrás a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima visitou a cidade de Sobral. Na despedida da peregrinação o Prof. José Luís Lira proferiu a mensagem abaixo:

    "Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar aos três Pastorinhos tesouros da fé. Há uma semana recebíamos vossa imagem peregrina em nossa Diocese, vinda daqueles montes tão queridos por nós, brasileiros. Em vossa aparição em Fátima falastes português, o português que nós, brasileiros, adaptamos, mas, que é nossa língua-mater. No Reino de Deus sabemos que o idioma é o amor e pelo qual todos são entendidos.

   Nestes dias que passastes em nossa Diocese, podemos sentir vossa presença amada nas celebrações, entre pessoas de diferentes idades, costumes, valores. Entre os que estão felizes, alegrias e entre aqueles que sofrem. Em nossa humanidade fomos acostumados ao calor e amor maternos. Mesmo que pensemos que somos maduros, quantas vezes recorremos às nossas mães quando queremos algo, por exemplo, de nossos pais. Também às mães manifestamos nossa gratidão.

   Hoje, Mãe Querida, não quero nada vos pedir.  
   Quero agradecer!
   
    Há 69 anos vossa imagem peregrina abençoou este solo da diocese sobralense. Nosso território era bem maior. Nosso tempo era outros. Costumes e valores se modificaram. Mas, nossa fé e nosso amor para com Deus, vosso filho, Jesus, e vós, não se modificaram.

   Então, Mãe, nós colocamos em vosso Coração, a gratidão deste povo, pelos inúmeros benefícios que intermediais junto da Trindade Santa para esta nossa Diocese, para o povo cearense e brasileiro!

   Como filho, Mãe, não posso falar por todos, mas, por faço consagração à vossa maternal proteção desta terra que habito, das pessoas de minha família, daqueles com quem convivo e trabalho...

   Leveis com vossa imagem peregrina nossas alegrias, para que sejam vossas também, nossos contentamentos, mas, também aquelas tristezas, aquelas dores, aqueles desânimos, aqueles sonhos, aquelas esperanças, aqueles anseios que encontrastes.

   Protegei-nos sempre, junto com a Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana que aqui está, as autoridades civis, militares e eclesiásticas para que caminhem sempre segundo a vontade de Vosso Amado Filho Jesus!

   Concluo esta missiva, Santa Mãe de Deus e nossa, com as palavras de um velho Cura que se curvou aos vossos pés sacrossantos em toda a vida e agora vos contempla, Mons. Antonino Cordeiro Soares, ditas há 69 anos na peregrinação de vossa imagem a esta Diocese de Sobral:

   “Meus amigos, esta ilustre e honrosa visita não é apenas uma passagem. Não seria tão somente para ser vista e receber homenagens transeuntes que se dignaria o vulto bendito de Nossa Senhora de Fátima vir até nós. Sua presença não é para ser transitória. Ela veio para ficar em todos os corações e em todas as lembranças. Peçamos-lhe a sua benção maternal. Peçamo-la calorosamente. Tomemos entre as nossas mãos, as suas lindas mãos, brindando-as com um osculo carinhoso, pois não temos dúvida de que são elas, no presente, como foram no passado, a nossa mais segura proteção nos duros momentos do perigo.

   Durante estes felizes momentos, Ela deseja falar com todos nós. Ela quer conversar com cada um de nós, em particular, pois é prazer da Mãe se comunicar com seus filhos, abraça-los. Oh! que felicidade, meus amigos. E neste recolhimento Ela conhecerá as nossas dificuldades, Ela derramará sobre todos nós, o bálsamo do seu amor, o conforto da sua consolação”.

   Até breve, querida imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima e saudação à Santíssima Mãe de Deus, rezo, no silêncio do coração: “Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém”.

   Do filho que muito vos ama e a vós se recomenda,
José Luís Araújo Lira

(*) José Luís Lira é advogado e professor do curso de Direito da Universidade Vale do Acaraú–UVA, de Sobral (CE). Doutor em Direito e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Nacional de Lomas de Zamora (Argentina) e Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Messina (Itália). É Jornalista profissional. Historiador e memorialista com 26 livros publicados. Pertence a diversas entidades científicas e culturais brasileiras.


2 comentários:

  1. A história sustenta que o maior evento ocorrido no curto espaço de tempo da existência do Aeroporto da Chapada do Araripe, em Crato foi a visita de Nossa Senhora de Fátima a Diocese do Crato. Os fiéis percorreram a distância do aeroporto até a sede da cidade, na Sé Catedral.

    ResponderExcluir
  2. Na minha humildade e avaliação aquela escultura de Nossa Senhora de Fátima feita pelo José Rangel devia ser transferida do Aeroporto para um local de fácil visitação no centro da cidade.

    ResponderExcluir