Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 23 de setembro de 2022

A DANÇA DE VINÍCIUS JR. - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

 

De atividade física, o futebol no Brasil virou teatro social.

Um misto de baile e combate tático. Aspectos lúdicos de dança sobressaem.

Quando o nosso futebol encantou o Mundo, depois depois da conquista da Copa da Suécia em 1958, passamos a ser vistos como dançarinos. Futebol bonito sem ser irresponsável.

O nosso jeito de jogar foi a maior contribuição para tornar belo o esporte mais popular e internacional do Planeta.

Acrescente-se a nossa forma especialmente festiva  de celebrar os gols e os triunfos. Com muita dança e gestos. Por que não ?

Mas, há alguma coisa errada com este Mundo, além da conta.

Logo na vetusta Europa, berço civilizatório, as manifestações preconceituosas e racistas têm aflorado nos últimos tempos.

Agora, na Espanha, cismaram de embirrar com a dancinha de Vinícius Jr. na comemoração dos seus gols. Taxam de macaquice.

Como uma praga, os idiotas estão espalhados por todos os lugares da Terra. São eles que acham que o futebol não deve mais emocionar e alegrar.

Como esperar que o Mundo durma bem com essa gente?

Choveram declarações de solidariedade ao jogador brasileiro, entre as quais a do rei Pelé: "Dance, drible e seja você."

Palavras de rei.

Um comentário:

  1. Depois que a administração do futebol no Brasil passou a ser mais corrupta do que a próprio politica eu perdi o encanto que tinha pelo futebol.
    .

    ResponderExcluir