Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Coisas da República: charutos que foram dados como garantia de empréstimo...viraram fumaça

   Na edição nº 67, do boletim “Herdeiros do Portvir” – publicação da Casa Imperial do Brasil, a coluna "Coisas da República" denunciou que o Brasil financiou (durante os governos Lula da Silva/Dilma Rousseff) obras em Cuba a tendo garantia charutos.

     Alguns leitores acharam que isso era uma piada de mau gosto, uma, “fake News”, acreditando que nossa República tem lá seus defeitos, mas não precisava exagerar. Pois bem, veio a lume a “Ata da Reunião do Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior”, de 26-05-2010, aprovando o empréstimo.

   No item “h” está expresso: “Garantias: fluxos internos de recebíveis gerados pela indústria cubana de tabaco, a serem depositados em “escrow account” aberta em banco cubano” ... Como se sabe, a dívida cubana nunca foi saldada por absoluta impossibilidade de se sequestrarem os charutos, pois esses charutos são produções artesanais que os cubanos vendem para turistas, a fim de sobreviverem na miséria em que está mergulhada a população da ilha-prisão.

   Assim, o governo brasileiro, fiador da tramoia – ou seja, você contribuinte – teve de pagar o calote de Cuba. Portanto nunca duvide da malignidade da nossa República, por mais paradoxal que seja.

(Boletim "Herdeiros do  Porvir nº 69)

4 comentários:

  1. Nunca vi tanta cara de pau. Eu pensava que o Lula e o PT não teriam coragem de abordar o tema corrupção. Porque ninguém no mundo foi e é tão corrupto como Lula e o PT. Mais que nada. Estão a denunciar corrupções do Bolsonaro. Lula e o PT são putas velhas pregando castidade.

    ResponderExcluir
  2. Gabriel Colombo, o candidato do PCB ao governo de São Paulo, disse que “hoje é dia de abrir uma cerveja para comemorar a morte da Rainha Elizabeth”.

    Essa republiqueta de meia pataca serve a esse tipo de pilantra, picareta, deselegante, grosseiro que não reconhece sua insignificância a ponto de se candidatar a governador do maior estado do Brasil sem a menor chance de vencer. Faltar com respeito a rainha do maior e mais importante império do mundo é atestado de ser idiota.

    ResponderExcluir
  3. Morais: a alta cúpula dos “petralhas” é capaz de qualquer cinismo; de qualquer mentira; de qualquer logro, de qualquer enganação..., pois falta a essas pessoas o mais simples e comezinho princípio moral: FALAR A VERDADE

    ResponderExcluir
  4. Incrível é a parte da população do nosso país ainda dar crédito a im cidadão que fez tantos desastres na política.

    ResponderExcluir