Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Se for mentira, eu grele - Por Pedrinho Sanharol.

 

Nas olimpíadas regionais de 1954 o Quixará e Várzea-Alegre foram os finalistas na modalidade "Caçada de Tatu".  

Enquanto o representante de Várzea-Alegre tomava cerveja gelada com os amigos na bar do Geraldo Marinho, o do Quixará cuidava de dois cachorros caçadores,  fortes e bem treinados.

Quando o fiscal deu o silvo inicial os contendores foram a luta na Serra do Barreiro do Jorge. 

Ao retornarem o caboclo do Quixará trazia no saco 8 tatus, o de Várzea-Alegre 12.

Descobriram a fralde, o varzealegrense havia levado um bujão de gás, daqueles pequeno. Soltava a mangueira no buraco, abria e o tatu sufocado fazia finca pé e era abrecado na saída. 

Com justiça anularam a competição e marcaram outra para o dia seguinte.

Encurtando a história, na volta o moço do Quixará, todo confiante trazia com ele 12 tatus, mas que nada, o sagaz caçador de Várzea-Alegre trazia a tiracolo um saco com 15 tatus.

Descobriram uma nova fralde, o camarada tinha levado um chocalho e quando batia tengo, tengo, tengo, tengo na boca do buraco, o tatu dizia : É o "caba" do gás e fazia carreira no giro de fora sendo atracado na saída.

Descoberto a nova traquinagem, adiaram a decisão da modalidade para uma data posterior e até hoje não chegaram a um consenso. 

O troféu está esperando pelo vencedor.

2 comentários:

  1. Como democrata que sou, fui abrigado a aceitar a desfeita de ser chamado de mentiroso. Mas, a história sustenta que é verdade. Como Geraldo Marinho, Elmano Pinheiro e o seu irmão, meu ex-colega do Colégio Estadual Normando Pinheiro são falecidos, resta-me para fazer a minha defesa o jovem memorialista e historiador Robson Pereira Sales. Como não foi realizada a terceira caçada, salve os tatus do Barreiro do Jorge e da Serra do Kincunkar.

    ResponderExcluir
  2. Às três testemunhas são gentes probas e decentes, porém já passaram desta para melhor. Como diria o nobre escritor Shakespeare, "já estão no país das sombras de onde viajante algum voltou jamais". Porém, como prova de sua honestidade e de seu caráter, chancelo como verídica a história. Os tatus do Barreiro do Jorge e do velho Araticum que o digam. Parabéns pelo relato. Fez-me rir. kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir