Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 25 de dezembro de 2022

Os raimundos e raimundas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

Os Raimundos e as Raimundas de Várzea-Alegre não são consequência de Raimundo Duarte Bezerra, papai Raimundo. 

A história sustenta que os homens daqueles tempos se casavam duas, três ou mais vezes, em consequência da viuvez por morte de suas esposas na hora do parto. 

São Raimundo Nonato, como o próprio nome já diz "Nonato - Nascido" foi fruto da primeira cesariana realizada no mundo, foi retirado com vida da barriga de uma mãe morta, sendo portanto considerado o protetor da gestante.

Em Novembro de 1788, casa-se Raimundo Duarte Bezerra, Papai Raimundo com Tereza Maria de Jesus. 

A devoção por São Raimundo Nonato começou com Tereza Maria de Jesus, segunda esposa de papai Raimundo, que mandou buscar na Itália a imagem de São Raimundo Nonato, que ficava num quarto de sua casa, a pequena imagem que se encontra atualmente na Casa de Saúde que leva o seu nome.

Tereza Maria de Jesus tinha uma inabalável fé e devoção a são Raimundo Nonato, cuja imagem em pequeno vulto possuía em sua casa num quarto de orações que mandara construir.

Costuma-se encontrar famílias em que o esposo é Raimundo, a esposa é Raimunda e ainda tem filhos chamados Raimundo ou Raimunda, mas, estudando-se a genealogia ascendente nada tem a ver com Papai Raimundo, e, sim com a fé do povo no santo padroeiro.  

Houve época que  a maioria da população da cidade era descendente de Papai Raimundo.  Nos dias atuais a grande maioria não é, e o pior, nem sabe quem foi  papai Raimundo.  

Um comentário:

  1. São Raimundo Nonato foi padre, monsenhor, bispo e cardeal. Orador muito culto, pregava e evangelizava com extrordinária competência. Preso porque pregava, passou a pregar para os presos. Teve a boca costurada o que o levou a morte.

    ResponderExcluir