Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 24 de dezembro de 2022

A relevância da beatificação de Benigna Cardoso – por Armando Lopes Rafael

   Na minha opinião o fato mais relevante que ocorreu no Cariri, neste 2022 findante, foi a solenidade de 24 de outubro, da beatificação da Serva de Deus Benigna Cardoso da Silva, a Mártir da Castidade. Qual a relevância dessa beatificação para o Ceará e, particularmente, para a Diocese de Crato? Sabe-se que a Igreja Católica Apostólica Romana não cria o santo, apenas o reconhece. Nunca é demais recordar a célebre frase de São Josemaria Escrivá, o fundador do Opus Dei: “Verdadeiramente a crise do mundo é “crise de santos”. Ou seja, todos os desacertos morais da humanidade – e os sofrimentos daí advindos – decorre, em grande parte, do pouco número daqueles que hoje se sacrificam e oram por si e pelos outros.

    Através das beatificações e das canonizações, a Igreja dá graças a Deus pelo dom dos seus filhos que corresponderam heroicamente à graça divina concedida por ocasião do batismo. Ao honrar esses Beatos e Santos, a Igreja incentiva seus filhos a invocá-los como nossos intercessores junto a Deus. 

    Interessante conhecer a história da menina Benigna. Nascida na pequenina cidade de Santana do Cariri, desde a mais tenra infância, Benigna ficou órfã de pai e mãe. Foi adotada por uma família da zona rural. Viveu apenas treze anos, no segundo quartel do século XX.  E viveu em meio aos humildes trabalhos domésticos daqueles tempos difíceis. Vivenciando uma fé comum, simples, sem êxtases ou visões. Sem ocorrência de milagres ou fatos extraordinários. Benigna não realizou prodígios. Atravessou o anonimato do seu cotidiano, fiel a sua crença expressada num profundo, exemplar e singelo amor a Deus e na caridade para com o próximo. Rezando as orações diárias. Enfrentando a poeira e o sol quente, no verão, e a lama na temporada de chuvas, para ir à cidade, a fim de assistir as missas e comungar.

      Em meio a isso, sofria um tenaz e penoso assédio sexual, da parte de um rapaz que era seu colega de escola. Contudo Benigna resistiu bravamente em defesa da sua virgindade e pureza. Até que um dia, desesperado pelas recusas da menina, seu algoz a feriu mortalmente com uma arma cortante.  Ao resistir bravamente e heroicamente à investida do mal, Benigna não apenas preservou sua virgindade. Foi além. Consolidou eternamente sua amizade com Jesus. A futura Beata Benigna Cardoso é hoje um exemplo de santidade leiga, na qual realizou plenamente o Projeto do Deus Uno e Trino para a humanidade...

Armando Lopes Rafael é historiador. Integrou a comissão formada pela Diocese de Crato para a beatificação de Benigna Cardoso da Silva.


Um comentário: