Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Você já ouviu falar em Santo Ivo, o Protetor dos Advogados? – por Armando Lopes Rafael

    Certo dia, numa visita à cidade de Ouro Preto (MG), deparei-me – na Igreja de São Francisco de Assis –  com um altar, e nele estava a imagem de Santo Ivo, o Padroeiro dos Advogados. Foi a primeira vez que ouvi falar nesse santo. Só tempos depoi li, no boletim da “Associação dos Custódios de Maria" - 1ª Edição - Abril / 2006,  a crônica que abaixo transcrevo. .

                        “ Vigilância, oração e  esperteza

     Engana-se quem pensa que só os maus são espertos. A piedade aguça a inteligência, desabrocha as qualidades do homem e obtém o socorro do Céu.
          Na cidade de Tréguier (França), está sepultado Santo Ivo, sacerdote, venerado como o “Advogado dos Pobres”. Seu túmulo tornou-se centro de peregrinações.

    Numa tarde dois cavaleiros chegaram na praça diante de uma casa em cuja fachada se lia: “Pousada Santo Ivo das Duas Espadas”.
— Queremos falar com a dona da Pousada. Ela está?—perguntou um deles.
— Sim, senhor, é com ela que falam. Chamo-me Teresa, às vossas ordens!
— Somos negociantes de pedras preciosas. Queremos hospedagem por alguns dias. O meu nome é Márcio e o meu sócio chama-se Mauro.
— Sejam bem-vindos à terra de Santo Ivo. Vou preparar dois aposentos, uma boa refeição e mandar acomodar as vossas montarias.

    Enquanto Da. Teresa atendia os dois forasteiros, examinava-os atentamente. Com menos de 35 anos, tinha experiência da vida. Com a morte do marido, assumira a direção da Pousada e o cuidado dos três filhos. Observava bem aqueles negociantes achando prudente desconfiar das suas intenções.

   Por sua vez, os dois recém-chegados examinaram com atenção a hospedeira e a casa. O crucifixo no salão, as imagens da Virgem Maria e dos Santos, todos os arranjos ali denotavam vida de piedade e devoção.

   O Mauro disse: -- Ela é uma “beata”, e portanto, deve ser uma tola. O negócio aqui vai ser fácil. Basta sermos bem espertos, não é?
— Sim, claro! Para os tolos, os sermões e as procissões. Para nós, os lucros.

    Após se instalarem, os dois desceram para o refeitório, onde lhes foi servido um bom jantar. Antes de se recolherem, foram falar com a dona da Hospedagem. O Márcio disse-lhe:
— Senhora, queremos que guarde esta caixa com as pedras preciosas no seu cofre.                                    

— Perfeitamente, temos um cofre, forte e seguro.
— Mas, não me leve a mal se pedir uma garantia — insistiu o hóspede.
— Sim, tem todo o direito. Qual deve ser essa garantia.
— Que só entregue esta caixa a qualquer um de nós na presença do outro, pois este é o único meio de evitar desavença entre nós dois. É uma medida para a senhora não ser responsabilizada por alguma má ocorrência.
— Está bem! Bom descanso, senhores.

   A dona da Pousada foi guardar a preciosa caixa no cofre e os dois hóspedes foram para os seus quartos. No dia seguinte de manhã, pediram à Da. Teresa para lhes trazer a caixa, retiraram algumas pedras e saíram para os seus negócios. Ao cair da tarde, retornaram satisfeitos e foram solicitar a caixa, na qual depositaram os seus valores. 

   Passou-se assim uma semana, seguindo sempre a mesma rotina.
Certo dia, Márcio desceu sozinho e comunicou que desejava pagar as despesas da hospedagem, pois iriam partir para outra cidade. A Da. Teresa fez as contas e apresentou-lhe o recibo.
— Meu sócio já vem a descer. Poderia buscar já a caixa, para nos entregar quando ele chegar?
Ouvindo os passos do outro no corredor em cima, a hospedeira abriu o cofre, tirou a caixa e depositou-a sobre a mesa. Márcio sorridente, pagou-lhe a quantia da despesa e pediu uma fatura. Da. Teresa foi ao armário para pegar o papel. Quando voltou percebeu que estava sozinha na sala.
Em poucos segundos, o negociante tinha desaparecido com a valiosa caixa de pedras preciosas.

     Logo ela percebeu a armadilha que os dois facínoras lhe haviam preparado. Mauro certamente iria reclamar em juízo a indenização pela metade das pedras preciosas. Ela talvez tivesse que vender todos os seus bens, e ficaria reduzida à pobreza. Mas não faltava coragem nem presença de espírito à Da. Teresa, mulher de vigilância e de oração. Fez uma ardorosa prece pedindo ajuda à Protetora dos Cristãos e a Santo Ivo.

     O outro bandido, o Mauro, chegou na sala, cumprimentou-a e manifestou surpresa fingida por não ver o sócio dele.
— Ele saiu de modo inesperado sem nada dizer, penso que não deve demorar. Enquanto aguardamos a sua volta, vou à cozinha tomar algumas providências.
Dito isto, retirou-se, não para a cozinha, mas para a Capela da Pousada. De joelhos diante da imagem de Santo Ivo, implorou a sua ajuda.

    Houve algum milagre? Não se sabe. Certamente, Santo Ivo confiou-lhe algo.
    O certo é que Da. Teresa sorriu e saiu confiante, sentindo uma mensagem gravada na sua alma.       

     Chamou a Polícia e deu-lhe breves explicações.

— Siga a indicação que Santo Ivo me deu. Vá a todo galope pela estrada de São Bernardo, para apanhar o ladrão na Gruta do Trigal, onde está escondido.

    Ao retornar à sala, Mauro disse-lhe, com sorriso desdenhoso:
— Bem, senhora, já que o meu sócio, pelos vistos, desapareceu, peço-lhe que me traga a caixa com as jóias confiada aos seus cuidados.
— Ah, senhor, isso não posso fazer. Devo trazer a caixa apenas quando os dois estiverem presentes. Terá de aguardar a chegada do seu companheiro.

     Por esta o farsante não esperava. Então dessa beata, dessa rezadeira de intermináveis “rogai-por-nós”, quem poderia esperar tamanha sagacidade? Na incerteza, resolveu sondar o terreno:

— A senhora pode, pelo menos abrir o cofre, para provar que a caixa está lá?
— Por acaso o senhor desconfia do seu sócio Márcio?
— Senhora! Não se brinca com um negociante experimentado como eu. Ou abre já o cofre, ou irei imediatamente fazer uma denúncia.
— Espere um pouco mais. O senhor Márcio não tarda a chegar, trazido aqui pela polícia. 

— Pela polícia? Perguntou Mauro, surpreso.

— Sim, senhor! A polícia partiu a galope para o prender na Gruta do Trigal, onde estaria à sua espera, conforme vocês haviam combinado.

Ao ouvir isto, o ladrão percebeu que o plano estava descoberto. Qualquer nova artimanha seria inútil. Ficou ali para aguardar os acontecimentos. Pouco tempo depois, entraram os policiais trazendo Márcio algemado. Sentindo-se também já encarcerado, e muito confuso, o Mauro só teve jeito para perguntar:

            — Como a senhora descobriu tudo tão depressa?

— Fiz o que Jesus ensinou: vigiei, orei e agi. A verdadeira piedade aguça a inteligência e faz desabrochar as qualidades. Sobretudo, obtém-nos o socorro do Céu. Rezei a Santo Ivo e ele atendeu-me. Na prisão não lhes faltará tempo para meditar sobre a vossa má vida. Tirai bom proveito para a salvação da vossa alma.


                        

4 comentários:

  1. Prezado Armando - Na década de 40 do século passado, Antônio de Sátiro prestou vestibular para advocacia em Fortaleza e obteve o primeiro lugar.
    De volta ao sitio de sua familia, sitio Boa Vista, Várzea-Alegre colocou um terno, uma gravata se empertigou diante do espelho e disse : Senhores jurados, senhor promotor de justiça, meretríssimo juiz de direito : Este rapaz matou a avó dele para roubar, mas ele tinha toda razão! Fez uma pausa e respondeu a si mesmo : Isso não é profissão pra mim.
    Retornou a Fortaleza e fez vestibular desta feita para odontologia.
    Foram décadas de maleta na mão abastecida de anestesia, alicate de casa em casa aliviando a dor dos irmãos conterrâneos.

    ResponderExcluir
  2. Nestes tempos onde os bandidos ocupam os lugares mais importantes só Santo Ivo pode nos salvar

    ResponderExcluir
  3. Prezado Armando - crônica espetacular, realmente à piedade aguça a inteligência, e nos faz ver a maldade dilatada no corações dos ímpios. Nos novos tempos que estamos, é preciso que se tenha muita piedade, retidão e fortaleza de espírito, para aguentar tantas mazelas
    que se espalham mundo à fora.

    ResponderExcluir