Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Vavá, "Leão da Copa". "Peito de aço", em Juazeiro do Norte - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

 

22 jogos pela Seleção  Brasileira. 14 gols marcados. Nove em Copas do Mundo. Artilheiro na Copa do Chile, em 1962, ao lado de Garrincha, com quatro gols.

Foi jogador do Sport do Recife, Vasco da Gama, Atlético de Madrid e Palmeiras, deixando sempre a sua marca de goleador.

Quando esteve em Juazeiro do Norte, como treinador do Madureira, sugerimos à Associação Juazeirense de Imprensa uma homenagem a um dos heróis do bicampeonato mundial de 1962.

Foi no Romeirão, antes do jogo do time carioca contra o Guarani, que Vavá recebeu um troféu como homenagem, vestindo a camisa do rubronegro juazeirense.

Ressalte-se que Edvaldo Izídio Neto, o “Vavá”, foi revelado por um time rubro-negro negro, o Sport do Recife.

Dos bicampeões de 62, outros três pisaram o campo de jogo do Estádio Mauro Sampaio, o “Romeirão": Garrincha, Pelé e Pepe (também, como treinador).

Vavá faleceu em 2002, no Rio de Janeiro com 67 anos, de parada cardíaca.

Estou ao lado de Vavá, na foto, exibindo os meus 63 quilinhos.

Um comentário:

  1. Prezado Wilton Bezerra - Esta é uma daquelas fotos que resgatam uma bonita historia. Vavá ao lado de Gilmar, Beline, Nilton Santos, Zito, Didi, Pelé, Zagalo e tantos outros da época formavam uma equipe de homens simples, humildes, grandes profissionais que não permitiam o apavonamento como hoje é feito pela mídia. Quanto a comenda mais do que merecida e você de parabéns.

    ResponderExcluir