Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Renas e jumentos - Postagem do Antônio Morais.


Lá vem de novo o Natal e a mesma babaquice de sempre: Um velhinho vestido de vermelho e branco, montado num trenó puxado por renas, trazendo no bagageiro um monte de presentes. Berrando aos quatro cantos um Merry Christmas ( é assim que se escreve?).

O velhinho só sabe de cor o endereço das crianças ricas. Diferentemente do Papai Noel ideal, esse sim, transitando pelo sertão de chapéu de couro, alpercatas nos pés, com o seu jumentinho carregando dois caçuás entupidos de muitos votos de paz, amor, harmonia, saúde para os homens de bem.

Esse é e deveria ser sempre o verdadeiro espirito do Natal, totalmente desvinculado dos Shopping Centers do consumismo que nos consome, dia a dia. Aproveito a proximidade da data para desejar aos que me lêem toda luz que os homens de bem precisam e merecem para que continuem praticando o bem, neste Natal convencional e em todos os outros Natais dos 365 dias do ano.

Xico Bizerra.

6 comentários:

  1. Pezado Xico Bizerra.

    Um belo texto. Coincidentemente igualzinho ao que penso. Se necessario fosse assinaria em baixo. Meus parabens pelo texto e um Feliz Natal e Ano novo pra voce e familia.

    Estou no Sanharol a enternet aqui é coisa rara, precisa de muita paciencia e o computador não copia nem cola, tive que datilografar, e por essa razão poderá ter ocorrido algum erro.

    A. Morais

    ResponderExcluir
  2. É...

    Xico Bizerra:

    Você traduziu meus pontos de vista sobre o Natal.

    Por que essa euforia toda só no Natal?

    Todo dia nasce alguém, todo dia há necessitados precisando de assistência.

    O verdadeiro espírito de natal, é traduzido pela fraternidade entre os homens e o pensamento voltado para Cristo! Aquele Cristo bíblico cujas mensagens de amor, ternura e paz, devia nortear a vida humana neste planeta.

    Mas, dada a sua insistência em mostrar o caminho da luz, após três anos de belas pregações, foi acusado de subversão, preso, condenado e assassinado em três dias. E no calvário, suas últimas palavras ainda revelaram a maior prova de amor para com seus algozes “PAI, PERDOAI-OS, ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM”.

    Quanto ao Papai Noel: Até o final do século XIX, ele era representado com uma roupa de inverno na cor marrom. Somente em 1881, uma campanha publicitária da Coca-Cola, para inovar, mostrou o bom velhinho com uma roupa também de inverno, mas, nas cores vermelha e branca (as cores do refrigerante) e com um gorro também vermelho e branco. Essa campanha fez tanto sucesso que a nova imagem foi adotada pelo mundo afora, até hoje.

    Assim ele virou um garoto propaganda, não só da Coca-Cola, mas do comércio em geral.

    Esqueceram Jesus, que ficou relegado lá num cantinho da sala, onde quase ninguém vai olhar, nem pedir sua benção. Querem mesmo é abrir presentes, comer e beber.

    Quanto aos pobres: O espírito humanitário do Natal fica mais por conta do poder público e algumas empresas que compram algumas bugigangas e distribuem, não por amor, mas, com finalidade publicitária.

    Claro, não devemos ser ingratos: há muitas pessoas que visitam os enfermos e as famílias desprovidas do necessário, e lhes transmitem o verdadeiro espírito do Natal, o presente mais durável, que nada mais é do que amor.

    Daqui do Crato pra você, um grande e fraterno abraço

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  3. Xico,seus textos são 10 vc é 100 e esse de hoje é 1000,acabei de falar aqui para os meus,tem que ser 365 dias de alegria.

    Xico,um feliz NATAL...

    ResponderExcluir
  4. Xico,

    Você nos presenteia com uma ótima reflexão que deve coincidir com o que muitos de nós pensamos.

    Obrigada por trazer palavras tão lúcidas para clarear nossa mente.

    Abraço natalino,

    Claude

    ResponderExcluir
  5. Xico,

    Você saiba, que um cabra da Rajalegre, da terra do padre Vieira - defensor do jumento - não poderia pensar diferente de você; e, logo eu, que sou membro do Clube Mundial do Jumento, criado pelo famoso padre escritor.

    Não sou homofóbico, mas quando vejo aquelas renas na pracinha da igreja, "me dá um ramo de congestão no sangue que arrupia do dedão do pé até o couro do saco".

    Congratulações asininas.

    ResponderExcluir
  6. obrigado a todos por entenderem que o natal são 365 dias por ano, na reverência que devemos ter a jesus, o grande aniversraiante do dia 25.

    ResponderExcluir