Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 23 de março de 2023

Conheça as 5 rainhas mais jovens do mundo atualmente - Revista Oeste.

Enquanto rainhas jovens, elas são as líderes máximas de nações inteiras na Europa, África e Ásia.

As monarquias, sobretudo no ocidente, tornaram-se sistemas de governo impopulares depois do advento das repúblicas — consequência dos movimentos políticos e sociais produzidos pela Revolução Francesa. 

Contudo, ainda hoje há países que mantêm o antigo regime. Muitas monarquias já foram comandadas por líderes bastante jovens. Listamos a seguir as cinco rainhas mais jovens do mundo atualmente.  

5. Rainha Máxima — Holanda. 

Máxima nasceu em 17 de maio de 1971, em Buenos Aires, e naturalizou-se holandesa em 2001. Desde 2013 ela é monarca dos holandeses, junto ao rei Willem-Alexander. Máxima está envolvida com a pauta LGBTQIAPN+. Ela tem três filhas: Catharina-Amalia, Alexia e Ariane. Máxima é a quinta rainha mais jovem do mundo, com 51 anos e 10 meses.

4. Rainha Letizia — Espanha

Letizia, jornalista de formação, é rainha consorte da Espanha desde 2014, quando se casou com o Rei Felipe VI, em 2004. Ela tem duas filhas: Leonor e Sofia. Nascida em 15 de setembro de 1972, Letizia tem 50 anos e 6 meses.

3. Rainha Matilde — Bélgica 

Matilde é rainha da Bélgica desde 1999, quando se casou com o rei Philippe. Ela nasceu em 20 de janeiro de 1973; portanto, com 50 anos e 2 meses, Matilde é a terceira rainha mais jovem do mundo.

2. Rainha Masenate Mohato Seeiso — Lesoto 

Masenate é casada com o rei Letsie III do Lesoto. Nascida em 2 de junho de 1976, ela tem 46 anos e 9 meses, o que a torna a segunda mais jovem rainha do mundo.  

1. Rainha Jetsun Pema — Butão  

A mais jovem rainha do mundo é a monarca do Butão Jetsun Pema. Ela tem 32 anos e 9 meses atualmente. Jetsun começou o seu reinado em 2011, quando se casou com o rei Jigme.  

2 comentários:

  1. Veja o nível de civilidade democrática dos países monárquicos e compare com a república cuja presidente do partido que estar no puder debocha de um ex-juiz e atual senador ameaçado de morte pelo crime organizado, e, pasmem cujo presidente da república declara que só vai se sentir bem quando f... com um senador e ex-juiz que cumpriu a lei.

    ResponderExcluir
  2. Na republiqueta de meia pataca "Brasil" o crime é tão organizado que o escritório fica no Legislatico, executivo e, pasmem, no judiciário.

    ResponderExcluir