Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 13 de março de 2023

Dr. Humberto Macário de Brito - Por Antonio Morais.

Gabriel de Morais Rego, primeiro filho do segundo casamento de José Raimundo Duarte e Antônia de Morais Rego, em Várzea-Alegre.

O segundo enlace Várzea-Alegre/Crato foi Gabriel de Morais Rego e Joaquina Alves de Brito. 

Desse casamento nasceu Eufrásia de Morais Brito, e, daí por diante uma geração de nobres e notáveis cidadãos e cidadãs. São tantos e tantas personalidades que enobrecem a genealogia familiar.

Da única filha deste casamento, Eufrásia casada com Macário Vieira de Brito descende uma família de médicos devotados. Antônio Macário de Brito, filho do casal, abriu as portas da família para o campo da medicina, em Salvador.

Dr. Humberto Macário de Brito, bisneto do velho Bilé, notabilizou-se, pela nobreza da humildade, pelo humanismo, caráter e índole de homem manso, porém, valente como o velho Gabriel se preciso fosse.

Como médico salvou vidas, como homem público deu exemplos de grandeza e  nunca foi subserviente. 

Na politica foi um grande líder, Prefeito do Crato, Deputado Estadual e Secretario Estadual da Saúde, presidente da Sudec etc.

Homem independente, levado pelas coisas simples, pela admiração, lealdade e respeito aos amigos. 

Isto basta, é parte da grande herança que nos deixaram Gabriel de Morais Rego e Joaquina Alves de Brito, seus bisavós.

Dr. Humberto Macário de Brito, nasceu em 13.07.1929 - faleceu em 12.03.2023.

2 comentários:

  1. O Crato e a região perderam um de seus maiores lideres de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  2. Nos últimos anos eu tive o privilégio de uma vez por semana ir à casa do Dr. Humberto Macário e passar horas conversando com ele. Ele gostava de conversar sobre a genealogia familiar já que pertencíamos a árvore derivada de Gabriel de Morais Rego e Joaquina Alves de Brito. Um dia ele apontou com o dedo para o céu e me disse : "Quando eu chegar lá eu tenho uma conta muito grande para receber" pelo que fiz aqui de caridade e solidariedade com os meus semelhantes. É dever de todos e todas concordar com essa verdade.

    ResponderExcluir