Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 14 de abril de 2023

100 dias da velha mídia: da bajulação à decepção - Por Flávio Morgenstern.

Com 100 dias de governo Lula, jornalistas parecem ter vivido uma relação esquizofrênica com o papel que deveria ser da imprensa: investigar, revelar, cobrar e informar.

“Você vai voltar a comer picanha! Você vai voltar a comer picanha! O brasileiro gosta de vestir bem! Você vai voltar a ver aeroporto lotado como se fosse rodoviária”! 

A frase repetida foi proferida quase com raiva pela apresentadora Daniela Lima, da CNN, a emissora novata da velha mídia, ainda no Halloween de 2022.

Antes mesmo de experimentar os efeitos do novo governo, o infame vídeo reproduzindo um mote de campanha do PT viralizou entre a direita, e não a esquerda. 

Um jornalista repetir o bordão eleitoral de quando um presidente era candidato é algo tão esteticamente desagradável quanto um jornalista de linha mais conservadora aparecer na TV fazendo arminha com os dedos — e menos ainda pode ser chamado de jornalismo sério, apesar da chancela da CNN.

Mas os efeitos do governo Lula ainda não tinham sido sentidos. Ao afirmar que “você vai voltar a ver aeroporto lotado”, Daniela Lima apontava para uma subida nas ações da empresa de turismo CVC em 2022. 

Já em 11 de Janeiro deste ano, antes de duas semanas sob regime petista, a mesma CVC demitiu mais de cem funcionários — 4% de seu quadro.

2 comentários:

  1. Imprensa vendida, subserviente e incompetente. Não denuncia que os 100 primeiros dias do governo Lula já mostram os mesmos vícios, as mesmas malandragem que o levou ao xadrez nas vezes anteriores que esteve no governo. Imprensa vergonhosa que sendo paga publica o que o pagador mandar.

    ResponderExcluir
  2. Jornalistas da velha mídia são incompetentes e despreparados para um embate político de verdade.

    ResponderExcluir