Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 29 de abril de 2023

Agência Brasileira de Incompetência - Por José Newmanne Pinto.

Encarregado de dar informações ao presidente da República, general enfrentou sozinho golpistas no Planalto e foi delatado por vídeos

Nomeado por seu amigão do peito Lula para chefiar o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), et pour cause, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o general Gonçalves Dias protagonizou a maior lambança da História da República. 

No sexto dia chefiando o serviço de informações, o dito cujo foi ao prédio, onde funciona o gabinete presidencial e presenciou, feito barata tonta, em completa solidão, sem um ajudante de ordens sequer, o quebra-quebra promovido por fracassados golpistas bolsonaristas. 

Seu périplo trapalhão foi filmado pela plêiade de câmaras em funcionamento no centro do poder republicano brasileiro. O oficial de confiança da autoridade máxima da República teve oportunidade de perceber, se presente estivesse e prestasse a mínima atenção, colegas de armas e subordinados em sua jurisdição, distribuindo água e afagos a golpistas em pleno delito.

No fim da tarde, feito o estrago, o presidente em pessoa e Flávio Dino, ministro da Justiça, Dedé Santana sob as ordens de Didi Mocó, testemunharam o cenário de demolição, como se não fosse algo previsível. 

Em vez de se ajoelharem no milho e pedirem perdão a escorchados contribuintes que financiam suas farras, as otoridades tentaram ocultar o malfeito decretando sigilo de cinco anos para as imagens das câmaras. 

Sem levarem a sério que a democracia dita do “amor” não permite ocultação de provas, crime previsto no Código Penal. Em furo espetacular, a CNN exibiu o vídeo mais comprometedor de todos, nos quais o general com nome de poeta zanzava pelo prejuízo do patrimônio público como se participasse de uma procissão. 

A farsa desabou sob a desfaçatez.

2 comentários:

  1. Não acho que seja incompetência. É má fé de sobra.
    Espero, desejo e confio que a CPI esclareça partes das dúvidas.

    ResponderExcluir
  2. José Newmanne Pinto foi um dos que fizeram o L e agora vem dizer que o Gen G. Dias enfrentou sozinho os golpistas. Pura balela. Na verdade que passar o pano. Ainda cita personagens dos inesquecíveis Os Trapalhões. Um artigo descartável.

    ResponderExcluir