Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 18 de maio de 2023

Instituto Cultural do Cariri empossará três novos sócios no próximo sabado, 20 de maio

Fonte: A Hora da Notícia - Antônio Vicelmo, Rádio Samzoom FM 106.5

   Dentro da programação pelos 70 anos de sua fundação, o Instituto Cultural do Cariri empossará, em sessão magna,  três novos sócios, no próximo sábado, dia 20 de maio. Na cadeira que tem como patrona a Professora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, assumirá o economista Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, sobrinho da ex-reitora da URCA.

     Os outros dois novos membros do Instituto Cultural do Cariri, na categoria de Sócios Honorários são: o Dr. Geraldo Bezerra de Menezes, oriundo do ramo desta família, que teve origem em Crato, residente na cidade de Niterói, Estado do Rio de Janeiro. O outro Sócio Honorário é o renomado escritor Dr. Flávio Ottoni Penido, bisneto da cratense Maria Luiza Bezerra de Menezes, que deu origem ao ramo dos Bezerra de Menezes em Minas Gerais.

     Para participarem da sessão magna do Instituto Cultural do Cariri chegará no próximo sábado a Crato uma comitiva dos Bezerra de Menezes, que residem em Niterói, além do Dr. Geraldo, também estarão em Crato: os doutores Raphael Bezerra de Menezes da Costa, Marcos Bezerra de Menezes e sua esposa a educadora dona Zuleica.

       O Instituto Cultural do Cariri, além da solenidade de posse dos três novos sócios, prestará uma homenagem ao clã dos Bezerra de Menezes, que hoje se espalha por outras regiões do Brasil. Durante a sessão magna, o historiador Armando Lopes Rafael fará a saudação aos integrantes da família Bezerra de Menezes que hoje tem destaque em várias atividades profissionais e culturais nos Estados do Rio de Janeiro e em   Minas Gerais.

Quem são  os Bezerra de Menezes

   Tendo como figura mais conhecida o Brigadeiro Leandro Bezerra de Menezes, o primeiro General-Honorário do Exército Brasileiro, nascido em Crato e considerado o fundador da cidade de Juazeiro do Norte, os primeiros membros da família Bezerra de Menezes chegaram ao Cariri – juntamente com outras famílias que povoaram o nosso vale – no alvorecer do século 18.

     Descendiam eles de antigas famílias que de Portugal se transportaram para o Brasil. E, no Cariri, à força de trabalho, probidade e ótimos costumes, o clã Bezerra amealhou um bom patrimônio, ganhando destaque no Sul do Ceará.

   Em 1740, ano do nascimento do Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro – antes, portanto, do surgimento da Missão do Miranda, que deu origem à cidade de Crato – esse grupo familiar já habitava a Fazenda dos Currais, uma larga extensão de terra, com início no território de Crato e se espraiando até as atuais terras do município de Juazeiro do Norte.

Um comentário:

  1. Parabéns ao Instituto Cultural do Cariri. Parabéns ao Armando Lopes Rafael pela distinção como fazer a saudação a tão ilustres membros da instituição.

    ResponderExcluir