Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 11 de novembro de 2023

Levadas da Eternidade (70 anos do Instituto Cultural do Cariri) – Por J. Flávio Vieira

 


Dr. José Flávio Pinheiro Vieira

Presidente do Instituto Cultural do Cariri. 

"O que valeu a pena está destinado à eternidade.”

Rubem Alves.

O Instituto Cultural do Cariri – ICC completou, neste 18 de outubro de 2023, setenta anos de ininterrupta atividade. Fundado pelos mais renomados intelectuais caririenses, em 1953, a instituição foi a principal responsável por fazer o registro da História/Memória da nossa região. 

Pesquisadores do porte de Irineu Nogueira Pinheiro, Padre Antonio Gomes de Araújo, F.S. Nascimento, Joaryvar Macedo, Plácido Cidade Nuvens, J. de Figueiredo Filho, para citar apenas alguns, foram os principais ícones desta façanha. 

Plasmaram, com gênio, uma marca para o Crato: “Cidade da Cultura”. O órgão oficial do ICC, a Revista Itaytera, vem a lume desde 1955 e está hoje na sua 52ª edição regular, sem citar mais de outras dez especiais. 

As estatísticas da Revista (sempre publicada com formato de livro) são de encher os olhos: 12.000 páginas, 2.200 artigos, mais de 1.500 articulistas. Grande fração destas publicações endereçadas, especificamente, à Memória do povo Kariri. Hoje, o acervo está digitalizado, com acesso livre para pesquisa e download no site do nosso Instituto. Desde o seu nascimento, o ICC fugiu de constituir-se apenas uma entidade literária, engloba cento e cinquenta membros das mais diversas áreas do conhecimento: Letras, Ciências Filosofia, Artes & Ofícios, Cultura de Tradição, todos umbilicalmente caririenses, mas muitos espalhados pelo Brasil e até por outros países.

Nos últimos tempos, a instituição (Ponto de Cultura Municipal) preocupou-se ainda mais com sua interface com a sociedade, alargando seus horizontes e saltando seus muros. Projeto de Incentivo à Leitura como o “Livro de Graça na Praça”, vem reescrevendo a história mítica e sentimental da região e facilitando o acesso ao livro. 

Em parceria com o Governo do Estado, estamos reformando a nossa Biblioteca Antonio de Alencar Araripe, com fins de entregar ao público sul cearense o maior acervo conhecido de livros dedicados à Memória/História/Literatura genuinamente caririenses. 

Desde 2020, mais de cinquenta Colóquios de Sabedoria foram promovidos pela instituição, discutindo, com técnicos e com a população, os temas mais atuais e polêmicos do momento, atingindo um público de mais de 2.000 pessoas.

Perscrutando a História, há 70 anos o ICC acabou por escrever a sua própria epopeia. Enfrentando tantas vicissitudes gerações de intelectuais fizeram com que tudo valesse a pena e, por isso mesmo, banha-se o ICC em levadas de eternidade.

Um comentário:

  1. Salve o ICC - Instituto Cultural do Cariri. Salve o Dr. José Flávio Pinheiro Vieira, o seu presidente.

    ResponderExcluir