Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 5 de novembro de 2023

Monsenhor Rubens Gondim Lossio - Por Pedrinho Sanharol.

Parte 01.

Mosenhor Rubens, após deixar de ser o vigário da Sé Catedral, em Crato, mudou-se para o Recife, onde foi reitor da UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco.

Abandonou a batina e se casou no dia 22/12/1978 com a pernambucana Vitória Maria Leal.

Do casamento, nasceu uma filha registrada como Delame Maria Leal de Lóssio, que nasceu em 13 de maio de 1980.


 Rubens Gondim Lóssio faleceu no Recife em 04 de Abril de 2005. Chegou na hierarquia da Igreja ao posto de Monsenhor.

Eu me lembro. Era muito jovem ainda, recém chegado ao Crato, disambientado, saudade da família, curava minha solidão e tristeza na Sé Catedral.

Via  Monsenhor Rubens, baixinho, sisudo, mas dono de uma oratória e cultura admiráveis.

Mons. Rubens Gondim Lóssio, um grande benfeitor de Crato.

Ele foi um homem notável. Um intelectual brilhante. Um sacerdote que deixou marcas por onde passou. Sua produção literária – original e profunda – atesta o seu valor.

Rubens Gondim Lóssio nasceu na cidade de Jardim, Ceará, no dia 27 de maio de 1924, filho legítimo de Júlio Lóssio e Eleonor Gondim Lóssio. 

Fez o curso de humanidades no Seminário São José do Crato e o de Filosofia e Teologia no Seminário da Prainha, em Fortaleza. 

Ordenou-se Sacerdote Católico, no dia 20 de dezembro de 1947. Foi Cura da Sé Catedral de Crato e professor da Faculdade de Filosofia do Crato (embrião da atual Universidade Regional do Cariri–URCA) e de vários Colégios de Crato. 

Pertenceu ao Instituto Cultural do Cariri tendo sido o primeiro ocupante da Cadeira Dom Francisco de Assis Pires, naquela instituição.

Algumas realizações feitas na Catedral.

Até o início da década 1950, a nossa vetusta catedral era um templo escuro e feio. Ao assumir a função de Vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Penha e Cura da Catedral, Mons. Rubens Gondim Lóssio construiu os dois braços do prédio (o da direita e o da esquerda) ampliando o espaço interno daquela igreja. 

Também procedeu à reforma do altar-mor da catedral. Comprou novos bancos para aquele templo e dotou nossa principal igreja do bonito aspecto que ela tem hoje possui.

3 comentários:

  1. Vale muito a pena acompanhar e ler as postagens seguintes sobre Mosenhor Rubens. Um religioso virtuoso e operoso. Um benfeitor da Diocese do Crato.

    ResponderExcluir
  2. JOSE NACELIO DE OLIVEIRA6 de novembro de 2023 às 09:52

    Eu, na minha juventude, tive a honra e o prazer de como "coroinha" ajuda-lo nas missas na nossa catedral, como também acompanha- lo nas suas visitas eclesiásticas aos distritos de Ponta da Serra, Dom Quintino, Santa Fé etc, onde ele rezava missas e fazia pregações religiosas.

    ResponderExcluir
  3. Mosenhor Rúbens era padrinho do meu irmão Antonio de Souza Melo(Tadeu). Quando deixou a Matriz de Nossa Senhora da Penha, meu primo Pe. Arnaldo Esmeraldo de Melo, atual Chanceler Da UNICAP e Pe. Aníbal de mSousa Melo(meu irmão )Pro- Reitor Acadêmico, trouxeram-no para O Recife.

    ResponderExcluir