Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Medalha Papai Raimundo - Por Antônio Morais.

Se um dia eu for agraciado com a medalha Papai Raimundo eu vou dedicar dividindo meio a meio, "In memorian" de dois bisnetos dele. Josefa Alves de Morais, Zefa do Sanharol minha avó e Raimundo Alves de Menezes, Mundim do Sapo, meu tio.

São Raimundo Nonato foi padre, um missionário virtuoso. "Nonato" quer dizer "não nascido". A mãe já estava morta quando abriram a barriga e retiraram a criança com vida. Fato que pode ser considerado uma das primeiras cesarianas do mundo. São Raimundo Nonato aparece na história da religiosidade mundial como o protetor da gestante.


Naqueles tempos idos morriam muitas mulheres de parto, haja visto a quantidade de homens que se casaram duas ou mais vezes.

Tereza Maria de Jesus, esposa de Papai Raimundo mandou buscar na Itália uma pequena imagem de São Raimundo que mantinha num humilde altar no quarto de sua casa. 

Depois de sua morte, em 1823, a imagem ficou com o seu filho José Raimundo Duarte, José Raimundo do Sanharol, depois com a sua filha Isabel de Morais Rego e por fim com Josefa Alves de Morais, Zefa do Sanharol.

Quando o Dr. Pedro Sátiro chegou em Várzea-Alegre no inicio dos anos 60 do século passado, recém formado médico resolveu construir a "Casa de Saúde São Raimundo". 

Os trabalhos eram a base de adjuntos. Era adjunto para tudo : Juntar pedras para encher os alicersos, para quebrar e transformar em concreto para fazer os radiês e colunas, adjuntos para fazer tijolos em olarias e para cortar lenha para queimar as caieiras.

Josefa Alves de Morais pegou a pequena imagem de São Raimundo, envolveu numa toalha e foi na casa do seu neto e disse : "Pedro, eu não posso te ajudar com recursos materiais, mas aqui está São Raimundo para abençoar a tua obra". 

A imagem só sai da casa de Saúde São Raimundo para a procissão no do padroeiro, 31 de Agosto de cada ano.

Hoje, graças a operosidade dos gestores públicos o paciente que precisa de um atendimento num centro de referência sai de Várzea-Alegre numa ambulância confortável, e, até avião, com uma guia de internamento na mão para encontrar hospital com todas as condições necessárias para um bom atendimento. 

Nas décadas de 50/60 do século passado o atendimento a saúde era muito precário. Em, Várzea-Alegre praticamente zero. Pelas facilidades encontradas recorriam geralmente a cidade de Crato. 

Os deslocamentos seguiam dois caminhos :  Em lombo de animais até o Cedro e de lá para o Crato de trem ou em lombos de animais de Várzea-Alegre direto ao Crato.

A residência de Raimundo Alves de Menezes, Mundim do Sapo e Dona Eulina, em Crato, era a enfermaria dos varzealegrenses. Mundim do Sapo tinha o coração maior do que o corpo e era primo e muito amigo de dois médicos : Dr. Antonio Macário de Brito e Dr. Humberto Macário de Brito.   

O Hospital São Francisco era dirigido e assistido pelos dois e o trânsito era livre para Mundim do Sapo. 

Depois do período de internamento, com a alta médica retornavam residência de Mundim do Sapo e Dona Eulina e de lá para Várzea-Alegre.

Chegou a vez, fui agraciado, cumprirei minha vontade. 

Josefa Alves de Morais e Raimundo Alves de Menezes eram primos legítimos e bisnetos de Papai Raimundo. 

"Foram aquelas pessoas que tiveram verdadeira e perfeita caridade, que em nada se buscaram a si, que de ninguém tiveram inveja, e, que procuraram sobre todas as coisas terem alegria e felicidade em Deus".

2 comentários:

  1. Tereza Maria de Jesus morreu em 1823. Com base nesta data se constata facilmente que a imagem de São Raimundo que teve a guarda dela em sua casa, depois de José Raimundo do Sanharol, mais tarde Isabel de Morais Rego e sua filha Josefa Alves de Morais e por fim Dr. Pedro Sátiro tem bem mais de 200 anos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Morais por ter sido agraciado com esta Comenda. Você merece, por ser um varzealegrense que dignifica o torrão Natal com seu exemplo de vida.

    ResponderExcluir