Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 30 de agosto de 2025

Diretório Monárquico do Brasil. Figura Histórica no Brasil Império.

 


A vida de D. Pedro II foi o raro exercício de poder que, em vez de buscar tronos de ouro, cultivou bibliotecas e jardins, provando que a verdadeira realeza se mede não pela coroa, mas pela serenidade da sabedoria e pela dignidade do silêncio. 

Pois em sua existência descobre-se que a maior herança de um soberano não é o império que governa, mas o espírito que eleva uma nação além do tempo.

2 comentários:

  1. Nunca vi tantas verdades. Há uma grande diferente daquele que governa com serenidade, sabedoria e grandeza humana para os que exercem pela falta destas virtudes.

    ResponderExcluir
  2. "Na solidão estrangeira, Pedro e Teresa Cristina, unidos pelo infortúnio e pela ternura, fizeram do exílio não um desterro, mas um altar silencioso, onde a dignidade da coroa se transmutava em saudade e amor conjugal, mais duradouros que o próprio trono perdido".

    ResponderExcluir