Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 8 de maio de 2009

A terceira de seu Izé.

Pedro Alves de Brito da Palmeirinha em Crato, todo ano visitava Várzea-Alegre duas ou mais vezes. Alem de três irmãs, a Bilinha casada com Zé Bitu do Sanharol, Sandola casada com José Raimundo do Canto e Melinda casada com Cazuzinha do sitio Iputi, tinha dezenas de primos legítimos, e era casado com Laura Morais de Brito do sitio Lagoa do Arroz irmã de Joaquim Piau, portanto era muito grande a afinidade do Pedro Brito com os da Várzea-Alegre. Certa feita levou junto o genro Sandoval Siebra de Brito e iniciou as visitas pela casa do seu primo legitimo Zé de Ana do Sanharol. Enquanto levava um lero com seu Izé, o Sandoval observava a conversa e a sua indumentária contrastava com a simplicidade dos do Sanharol. Sandoval vestia uma camisa de cambraia de linho amarela, calça de linho preto, sapatos brancos, chapéu da marca ramenzone de abas longas, óculos escuro, cinto branco, relógio de pulso, estava um “Dandy” da Ilha de Caras. Seu Izé deu uma cubada em Sandoval e perguntou: Pedro, e quem é esse “Bolandeira vogais”? Sandoval que estava se achando um arraso desceu da sua empáfia e saiu o resto da viagem temendo se encontrar com outro Zé de Ana.
A.Morais

5 comentários:

  1. Joaquim Inácio da Costa, casado com Isabel Alves de Morais, irmã de Zé de Ana, foi a Salvador na Bahia fazer uma operação no olho. Um mês depois o meu pai, Zé André, passava em frente aos Correios e Manuel Bezerra perguntou se ele conhecia Isabel e se podia levar uma carta vinda de Salvador para ela. O meu pai levou a carta e pediu a Zé de Ana que fosse deixar na casa de sua irmã Isabel no sitio Canto. Quando Zé de Ana entregou a carta ninguém sabia ler, mandaram chamar uma pessoa no Serrote para fazer a leitura. Antes que a pessoa chegasse Zé de Ana pegou o envelope e disse: Zabé, bem aqui está escrito: Zabé! Dê 20 litros de arroz a seu Izé! Isabel mandou Ze Inacio subir no assoalho e entregar o arroz a Zé de Ana que desceu para o Sanhoral antes de saber as noticias do Joaquim Inácio.

    ResponderExcluir
  2. Bolandeira vogais? Explica isso direito Morais!

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo.

    O seu pai sabe. Pergunte a ele que ele te explica.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Morais, a cada dia, fico mais aficcionado ao Blog do Sanharol. Quero te dizer que conheci o Seu Pedro de Brito e também o Sandoval. O primeiro foi grande amigo dos meus avós, o segundo, amigo de cartas( de baralho) do meu falecido pai, Zé de Ciço.
    Sim, Morais, já estou "colado" em História.A nossa Ponta da Serra formou 10: 4 em História; 2 em economia; 1 em pedagogia,; 1 em Letras e 2 em Tecnologia e edifícios.

    ResponderExcluir
  5. Parabens! Ponta da Serra,
    Está mostrando seu valor.
    Aí, pode faltar outra coisa,
    Mas, não vai faltar doutor!

    ResponderExcluir