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"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 18 de julho de 2009

Os espiritos de porco.

Nos últimos dias é só no que se falou em Crato. Ontem mesmo, presenciei dois frequentadores da Praça Siqueira Campos conversando. A certa altura um perguntou ao outro:– Você é a favor da construção do novo parque para a ExpoCrato ou é “espírito de porco”?Pois é. A coisa pegou. Mas, de onde vem a expressão “espírito de porco”? Segundo o livro “O bode expiatório”, de Ari Riboldi, a expressão “espírito de porco” provém da má fama do porco (não vai aí alguma injustiça?) sempre associada à falta de higiene, e à propensão à sujeira. O livro ainda acrescenta que “espírito de porco” faz alusão à impureza, ao pecado e ao demônio, conforme alusões feitas no texto bíblico do Antigo e do Novo Testamento. Mas vamos parar por aqui, pois se corre o risco de retornar as inúteis, tolas e infrutíferas discussões sobre religião (alimentando-se as copiosas críticas sobre o foro íntimo e inalienável das pessoas) e vão pipocar no Blog defesa aos “católicos não praticantes”; “apologia ao ateísmo”; “condenações à Igreja Católica” etc. etc. Haja Saco!Voltando ao governador. O seu desabafo foi bem contundente, dentro do estilo de Sua Excelência. Que é engenheiro e não tem pendores para as ciências humanas. Ele vê tudo pelo lado prático, como gosta de realçar. Pelo que percebi, o Dr. Cid entende por “espírito de porco” uma pessoa cruel, ranzinza, que se especializa em complicar situações ou em causar constrangimentos a quem tem boas iniciativas. Como diz o velho Caetano: “é que Narciso acha feio o que não é espelho”. O fato é que todo cratense que se preza tem um comentário a fazer sobre a frase do governador. Um suplente de vereador, meu conhecido, anda muito revoltado. Diz ele que o governador não sabe o sentido da expressão “espírito de porco”. E arremata:– Cid Gomes pensa que o Crato é Casa da Mãe Joana...Já se vê que o suplente de vereador incorreu noutra expressão sem saber o que ela significa. Pois é. Na época do Brasil Império, mais especificamente durante a minoridade do Dom Pedro II, os homens que realmente mandavam no país costumavam se encontrar num prostíbulo do Rio de Janeiro, cuja proprietária se chamava Joana. Como esses homens mandavam e desmandavam no país, a frase "casa da mãe Joana" ficou conhecida como sinônimo de lugar em que ninguém manda. Está provado que a história se repete...
Texto e postagem de Armando Lopes Rafael.

3 comentários:

  1. Meu Amigo Armando.

    Li o seu belo texto no Blog do Crato, achei muito bem fundamentado e postei sem sua autorização no Sanharol para fazer este pequeno comentario a respeito desta polemica. Sou dos que entende que o atual parque está superado, não atende mais as demandas da nossa maior vitrine: A Expocrato. Mas, não concordo que os que são contrarios por um sentimento de saudade, tradição e amor a nossa terra sejam taxados, por quem quer que seja, de espiritos de porcos. Os politicos sabem que o povo gosta de ser judiado, maltratado, nada de lhaneza no trato, e assim entendem os Gomes, sem papa na lingua. O Ciro bem mais que o Cid. Depois dessa declaração deselegante o Cid será candidato unico no Crato e o Ciro passará dos 11 mil votos para 30 mil. Houve um tempo que os projetos nasciam no municipio e eram levados ao governo , hoje em dia, a coisa vem de "riba pra baixo" como dizemos em Varzea-Alegre.

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  2. Morais:
    1 - Concordo com você. A massa ignara vai dar (em 2010), ao governador Cid Gomes, votação maior do que a que deu em 2006;

    2 – Igual ao restante da massa ignara brasileira, aqui se vota não no candidato, mas na peça publicitária mais bem feita. O que prova ser verdadeira o ditado: "A propaganda é a alma do negócio";

    3 – Um exemplo disso é a propaganda do Governo Federal. Qualquer pessoa medianamente informada sabe que não é verdade o que a publicidade oficial mostra. Quem viaja pelas nossas estradas, freqüenta as nossas escolas públicas, espera nas intermináveis filas dos hospitais, e enfrenta a violência das grandes cidades, sabe que o Brasil vai mal. Que o INSS está falido, que os menores de rua aumentam a cada dia, que os aposentados continuam expostos ao sol e à chuva para receber a “miséria mensal” após dezenas de anos de trabalho; que a corrupção aumentou e aumentou muito de 2003 para cá. E por aí vai;

    4 – Mas se você lembrar isso, argumentam (os fanáticos pelo Cara), que tais mazelas são heranças do governo FHC. É a velha tática de se culpar os antecessores pelos seus fracassos. Não se pode esquecer que o atual governo está no poder há quase uma década, tempo mais que suficiente para que os graves problemas no campo da educação, saúde, transporte e segurança fossem encaminhados para uma solução correta. Não foram;

    4 – Ora, a cabeça da massa ignara é feita pela propaganda enganosa do Governo (que gastou entre 2003 a 2008 R$ 6, 3 bilhões com publicidade. Para comparar o quanto isso representa: o “Bolsa-Família” gasta R$ 11 bi por ano;

    5 – Então esperar o que desse povo?
    Vamos promover shows de forró eletrônico e dar bolsa-esmola (Circo e pão) e tudo continuará como dantes no Quartel de Abrantes...

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  3. Armando.

    Como voce observa, não está sendo facil defender o Cara. A defesa é bem mais trabalhosa porque já tem que ser feita para Sarney, Renan, Collor e a confiança dos adebtos está em face de alerta, de preocupação.

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