Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 14 de julho de 2009

Pau do Guarda.

Todos da Região do Cariri conhecem a historia do Pau do Guarda, em Crato. Na saída do município em direção a Juazeiro do Norte. Um posto fiscal, onde se encontrava um pau que atravessava o rodovia de um lado para o outro e era levantado por uma corda para dar permissão à passagem de carros depois de fiscalizados por agentes da Fazenda Estadual, lá pelos idos de 1900 a 1960. Deste período em diante foram quebrando as arestas do bairrismo e a região foi se unificando e, hoje em dia, vivemos uma única sociedade onde os preconceitos só resistem na cabeça de poucos saudosistas provincianos. Com a recém criada Região Metropolitana do Cariri sepultam-se os restos das idéias de atraso e de avaliações de valores individuais de cada região separada das demais, por que fazemos parte e juntos compomos um todo. Não podemos esquecer os grandes políticos do passado, a eles devemos muito, mas precisamos entender que a vez está nas mãos de outros. E precisamos acreditar nesta nova época. Ontem li na imprensa a declaração do Governador de que o jovem Secretario de Agricultura do Estado Camilo Santana é a maior liderança do cariri. Notei um certo desconforto e ciumeira da parte de alguns admiradores de outras lideranças, convem lembrar que o Camilo nasceu no Crato, é um Cratense como o Padre Cicero.
A. Morais

2 comentários:

  1. Voce que visita o parque, especialmente a noite, nos horarios de maior visitação, oberve se há condições de continuar assim. Veja se não já é tempo de ser construido outro com melhores condições de acolher os visitantes?

    ResponderExcluir
  2. Amigo Morais, no incío da discussão sobre o deslocamento da exposição para outro lugar eu mesmo achava que não devia acontecer. Só que agora pela boa vontade do governador em querer aumentar a área do parque, passo a ser favorável.
    Acho que muita gente foi injusto com o Camilo, a quem não conheço pessoalmente, mas sempre soube que ele nasceu em Crato e , certamente que o melhor para o nosso município.

    ResponderExcluir