Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Bezerro desmamado - Por Mundim do Vale

No ano de 1.967, eu voltava das farras com meu amigo Taveirinha e já passando da meia noite a fome apertou. Como não tinha mais nenhum restaurante aberto aquela hora eu perguntei pra Taveira: E agora o que nós vamos fazer para lanchar? Vamos tirar uns cocos lá no jardim da casa de Dr. Osvaldo. Quando nós chegamos no jardim, respeite o susto. Tinha um pastor alemão amarrado no tronco do coqueiro. Passado o susto nós fomos para a praça da igreja. Taveira olhou na direção do curral do Sr. Dirceu e falou: Já sei, vamos quebrar o jejum com leite da vaca do véi Dirceu. Descemos para o curral já levando uma lata de ervilhas vazia. A vaca apesar de muito mansa não quis soltar o leite. Foi quando me lembrei e falei para o meu amigo, que a vaca só solta o leite se estiver com o seu bezerro arreado. Como o bezerro era apartado em outro local foi mais uma frustração.
Meu amigo pensou um pouco e disse: Apois pode me arrear que ela solta o leite. Eu peguei uma corda que tinha na cerca e arreei Taveira do pescoço para a perna da vaca, já com a latinha na mão. Meu amigo deu duas amojadas no ubere da vaca e para minha surpresa, ela começou a soltar o leite. Enquanto a vaca passava o rabo sujo na cara de Taveira eu tomava o leite que era quase só espuma. Foi quando Taveira gritou assustando a vaca: Ei Raimundim! O bezerrim aqui vai ficar dirmamado mermo? Com o grito a vaca desconfiou que estava sendo enganada, virou o focinho, lambeu a cara do meu amigo para confirmar o estelionato, depois jogou os dois pés derrubando meu amigo e a lata de leite que eu estava reservando para ele. Depois dessa, o jeito foi esperar o dia amanhecer para tomar leite com tapioca no café de Mariinha de Pedro Preto. Onde tinha o melhor lanche da terra do arroz.
Mundim do Vale

3 comentários:

  1. Prezado primo Mundim.

    Essa foi sem duvida a ordenia mais desmantelada que já ouvir falar. Já imaginou se seu Dirceu vai ao curral neste horario?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Mundim! só você mesmo pra me matar de rir. rsrsrs. Muito boa essa!

    ResponderExcluir
  3. Puuuuxa Mundim:

    Esses cabras são mesmo de arretar na doidera.

    Já haviam me dito que Varzea Alegre tinha de tudo, mas a gente nunca imagina o que vem pela frente. Eita fome canina.

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir