Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 17 de outubro de 2009

ELEVADOR DO BAIRRO DO SEMINÁRIO EM CRATO-CE

LEIA-SE NO DESENHO DO PROJETO A ESQUERDA E ACIMA:

PLANO URBANÍSTICO DO BAIRRO DO SEMINÁRIO E DO VALE DO GRANGEIRO
Administração: Alexandre Arrais de Alencar
Colaboração: Júlio Saraiva Leão
Projeto e desenho: Arlindo Alves Mota.

Cada projeto tem a sua história, e este, mostra a intenção ousada do seu idealizador há mais de sessenta anos. Naquele tempo distante, se viajarmos pelo pensamento até o inicio da década de 1940, encontraremos o Prefeito Alexandre Arrais de Alencar pensativo e debruçado em suas arrojadas idéias de como projetar o Crato do amanhã.

Se estacionarmos o nosso veículo temporal e nos demorarmos observando bem, veremos o Prefeito em reuniões, buscando na opinião pública, apoio para suas projeções mentais que se transformavam em idéias surpreendentes, possíveis e benéficas. Dentre elas destacamos: A estátua do Cristo Ressuscitado (ou Cristo Rei) na Praça Francisco Sá, em uma coluna de 35 m de altura, tendo na sua base a inscrição “Sede Bem Vindo, Nesta Terra Há Lugar Para Todos as Pessoas de Boa Vontade”; Inaugurou a encanação de água nas primeiras casas do Crato e Instalou a primeira fonte geradora de luz elétrica movida à água.

Finalmente o projeto mais ousado: Alexandre Arrais desejava construir um elevador que integrasse com beleza e suavidade o Crato e o seu bairro mais populoso, o Bairro do Seminário. Seria ligar à cidade baixa a cidade alta. Entretanto, faleceu antes de concluir o seu mandato de seis anos. Mas o projeto foi levantado em várias gestões, não morreu.
Este Elevador é um sonho do passado, necessidade do presente, realização possível no futuro. ABRACE ESTA IDÉIA.

Hoje o bairro do Seminário tem uma população de quase ou mais de 30.000 habitantes. O Ceará possui 184 municípios, e destes, 123 têm população com menos de 25.000 habitantes.

Recentemente o bairro do Seminário foi contemplado com recursos do BID no Projeto de Revitalização da Encosta do Seminário. Desconheço se algo foi comentado sobre o nosso elevador. Mas, tudo pode acontecer na gestão do Dr. Samuel Araripe, primeiro prefeito reeleito na história do Crato, pode inclusive vir à tona o Projeto do Elevador do Bairro do Seminário.

Samuel tem se preocupado muito com o bem estar social cultural e nutricional dos seus munícipes e está promovendo uma arrancada no desenvolvimento da nossa terra, como não se via há dezenas de anos.

Muitas já são as obras de vulto viabilizadas e concretizadas, cujos benefícios são inquestionáveis para a população. A Revitalização da Encosta do Seminário, será um marco histórico. A sua passagem pela administração municipal ficará registrada nas mentes do povo cratense. Por onde a gente passa, há uma obra em andamento, tempos depois, assistimos a sua inauguração.

Sabemos que não é fácil lidar com um Município sem representação direta nas esferas estadual e federal.

Alguém ai pode dizer alguma coisa?

Vicente Almeida

Um comentário:

  1. Meu Caro Vicente.

    Inicialmente meus parabens pelo belo texto.
    Graça a Deus o Crato é fruto do trabalho de benfeitores como Alexandre Arraes, Filemon Teles, e da Diocese na pessoa de Dom Quintino, Dom Pires que estruturaram a cidade de forma a oferecer até os nossos dias, essa fortaleza que é o Crato. Infelizmente nos nossos dias só se tem conversa fiado e lorota. Se voce observar nem oposição existe. Estão todos do mesmo lado. O que é uma pena. A maior prova do que estou afirmando é a insatisfação popular: o Crato não tem um representante na Assembleia Estadual muito menos na Camara Federal. Falta liderança. Quer Prova maior?

    ResponderExcluir