Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 1 de outubro de 2009

HOMENAGEM AO ANCIÃO

Vou contar como é feliz ver a velhice chegando,
Ver os filhos no trabalho e ver os netos brincando,
Fazendo tanto barulho parecendo uma colméia,
E a gente com paciência vê tudo e não se aperreia;

Aqui, ali faz uma arte e a mãe vem pra castigar,
A gente salta na frente e diz pode ir pra lá,
Bata nos meus netos não, deixe pra bater nos seus,
Pois eles são a beleza que enfeita os dias meus;

Não há como reclamar da esperada velhice,
Quem amou a juventude, muito mais a meninice,
Fez tudo que era direito, pode até bater no peito,
E dizer muito seguro, estou muito satisfeito;

Se sua velhice pesar, não fique a se lamentar,
Desde que o mundo é mundo, assim foi e sempre será,
Nascer, crescer, namorar, casar, multiplicar, morrer,
Mas a vida continua nos filhos que aparecer;

A velhice quando chega, trás consigo a experiência,
A mente envelhecida, desenvolve a inteligência,
O aprendizado é longo, se souber aproveitar ,
Terá direito a colher os frutos que semear;

Reclamar de que pra quê? Se o tempo chegado agora,
Era esperado e é ditoso, por poder contar história,
Com tempo suficiente, e a ninguém desagradar,
E por cima ainda ter um dinheirinho pra gastar.

Com todas as suas falhas o INSS ainda é
Uma porta de saída que garante o seu café,
Pois todo inicio de mês, um trocado vai buscar,
Fazendo suas despesas e guardando o que sobrar.

Pode não ser suficiente, mas que ajuda isso ajuda,
Porque a vida é severa, isto é coisa que não muda
Mas o assalariado, já não mendiga o seu pão,
E ajuda toda a família no tempo da precisão.

Vicente Almeida

4 comentários:

  1. Com este despretensioso rabisco, apresento a minha visão do idoso a caminho da solidão. Caminho de todos que ultrapassarem a barreira dos 60.

    Considero os netos, quando residem próximos, o maior abrigo, onde essa solidão é bastante minimizada. Eles trazem muita alegria ao agora recatado velhinho.

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  2. Rabisco não: uma linda declaração de amor aos seus netos. Vicente tenho certeza, que você é um Avô muito querido, e a solidão não terá muito espaço em sua vida. Quanta falta eu sinto do meu Avô... já sabe que estou chorando não é? fique com Deus e com meu carinho. Fátima

    ResponderExcluir
  3. Vicente.

    Mais uma vez parabens pelo sentimento de chefe de familia e pela veia poetica aflorada nestes belos versos. Gostei da Frase: Deixe para bater nos seus netos, nos meus não!

    ResponderExcluir
  4. Compadre

    A Valdênia acaba de ler esta postagem e respectivos comentários.
    Ela tem uma persepção mais apurada
    que eu e sabe o que ela disse?

    VOCÊ tem coragem de autorizar a bater em nossos bisnetos?

    E agora?

    ResponderExcluir