Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Carta de um leitor - Pedido de informação.

Bom dia.
Eu me chamo Ademir de Morais, moro em uma pequena cidade do interior do Estado de São Paulo (Conchas), e nasci em São Bernardo do Campo. Meu pai chamava-se Antonio Vicente Alves de Morais, e nasceu em 12/03/1942, na cidade de Várzea Alegre, CE, filho de Vicente Correa Lima e de Vicência Alves de Morais.

Segundo ouvi muito falar, por meu pai, meu bisavô se chamava Ildefonso Correia Lima. Meus avós maternos também são de Várzea Alegre (Aldenir Fiúza de Mello e Acelino de Souiza Melo).
Estou tentando fazer uma pesquisa sobre minhas origens e descobri seu blog, onde você fala muito de Várzea Alegre. Será que somos parentes? Você poderia me ajudar? Meu pai faleceu este ano, em nossa cidade, vítima de atropelamento, e gostaria muito de resgatar a memória de nossa família. Tenho uma tia (tia Dedé), que mora aqui em Conchas, e mais algumas tias em São Bernardo do Campo.
Aguardo sua resposta e/ou contato...

Atenciosamente,

Ademir de Morais.

COMENTARIO DO BLOG DO SANHAROL.

Prezado Ademir Morais.

Vou apresentar a sua ascendência a partir do seu avó paterno Vicente Correia Lima casado com Vicência Alves de Morais.

01 - Vicente Correia Lima era filho de Ildefonso Correia Lima e Antonia Alves de Lima.

02 - Antonia Alves de Lima era filha de João Caetano de Lima e Vicência Alves de Menezes, a conhecida Vicencinha do Rosário, filha de Jose Raimundo Duarte, Jose Raimundo do Sanharol e Maria Anacleta de Meneses.

03 - Jose Raimundo Duarte, Jose Raimundo do Sanharol, era filho de Raimundo Duarte Bezerra, Papai Raimundo e Maria Teresa de Jesus.

04 - Raimundo Duarte Bezerra, Papai Raimundo era filho de Francisco Duarte Pinheiro e Bárbara de Morais Rego.

05 - Francisco Duarte Pinheiro era filho do Português Bernardo Duarte Pinheiro e da varzealegrense Ana Maria Bezerra.

Do Português Bernardo Duarte Pinheiro sabemos que conseguiu umas sesmarias com nove léguas de comprimento e uma légua para cada lado do Riacho do Machado, em sociedade com o seu irmão Agostinho Duarte Pinheiro que regressou para Portugal posteriormente.

A ascendência da sua avó Vicência Alves de Morais é da mesma família, os casamentos eram entre famíliares, primos legítimos e até entre tios e sobrinhas. A ascendência de seus avós maternos segue a mesma regra.
Somos parente sim, e bem proximos.

A. Morais

4 comentários:

  1. Prezado Ademir.

    Estarei sempre a sua disposição para qualquer informação. Obrigado pela visita e leia o Blog, vá passando as paginas que voce vai encontrar muita coisa de noss Varzea-Alegre.

    Feliz Ano Novo.

    ResponderExcluir
  2. É por esta e outras.que aprecio o Sanharol. Certamente, o Ademir vai encontrar muitas informações que lhe interessam nas página do Sanharol

    ResponderExcluir
  3. Meu Grande amigo, grande historiador Antonio Correia Lima, estou sempre visitando o Ponta da Serra, tenho comentado pouco, mas visito sempre.
    Um feliz Ano Novo para voce e sua familia.
    Abraçosd.

    ResponderExcluir
  4. Caro Morais.
    Agora você me deixou boquiaberto de uma vez. Puxa, Morais, quanta presteja na rápida informação genealógica da família de seu conterrâneo. Faço como o nosso ilustre historiador Antonio Correia - viva o Sanharol.

    ResponderExcluir