Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 30 de abril de 2018

Festa do Arroz - 1956 - Por Antônio Morais


Rainha da festa do arroz - Várzea-Alegre 1956.


Em 1956, Várzea-Alegre teve uma das maiores safras de arroz de todos os tempos. Promoveu grandes eventos para comemorar o resultado da lavoura.

Festas com diversos tipos de competições e pela primeira vez foi apresentada na região uma moderna maquina de colher Arroz. Já se conhece o desastroso resultado da colheitadeira na roça do nosso de  José Piau.

A maquina mal ajustada tanto colhia como derramava o arroz deixando sem condições de consumo.

Mas, não podemos negar ter sido o maior rebuliço a apresentação daquela maquina nunca conhecida nem no imaginário. A questão é identificar a “Rainha da festa do Arroz de 1956”, foto acima.

Foi minha professora no Ginásio São Raimundo de 1965 a 1968. Professora de Artes Industriais. A foto foi enviada por Geovani Costa.

Vamos lá.

8 comentários:

  1. Este pequeno texto resgata um pouco da historia e memoria da terra do arroz. Faça a identificação da rainha do arroz.

    ResponderExcluir
  2. Já está muito fácil, mas eu vou dar mais uma dica.
    Foi a primeira condutora de veículos em Várzea Alegre.
    Vamos desenrolar a enquete do blog.

    ResponderExcluir
  3. Acho que é dona Isabel Andrade, esposa do Dr. Luis Bitu. Pela beleza e pela dica..... kkkk
    Ela foi minha professora de artes e ele de história - fazia eu decorar um "ponto" todim.... Ainda lembro do ponto do conflito que causou a morte da Madre Superiora Joana Angélica... Ficava de pé junto a mesa dele, recitando...kkkk Ele vigiava até as vírgulas e pontos...Afff!!! kkkkk
    Saudades deles...

    ResponderExcluir
  4. Muito bem Klebia. Voce acertou. Trata-se de Isabel Andrade, filha de Adelgides Correia e viúva do Dr. Luis Bastos Bitu.

    Muito importante estes desafios, porque a um pequeno texto vão se somando conhecimentos e terminamos por ter um conjunto de informações a respeito do assunto.

    Isabel Andrade, professora de muita educação e lhaneza do trato com os alunos e as pessoas.

    ResponderExcluir
  5. Lamentável mesmo é o fato de terem deixado d epromover a famosa "Festa do Arroz", que chegou a ser matéria de Revista ' O Cruzeiro"
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  6. Prezado Giovani.

    Cada comentario, cada depoimento é um pedaço da nossa historia. Revista "O Cruzeiro" em nossa terra, registrando nossa historia. Poucas pessoas conhecem este fato.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns,maravilhosa postagem, nessa ocasião eu tinha apenas um aninho; mas assim que coloquei os olhos na foto, reconheci dona Izabel Andrade; e por incrível que pareça,quando estive mês passado em Varzea-Alegre, recebi a visita querido do seu irmão, Airton Andrade, a qual me encheu de orgulho... e relembramos alegres tempos da nossa infância.

    Como eu amo minha gente,e minha querida Várzea-Alegre. Abraço fraterno. Fatima Gibão.

    ResponderExcluir
  8. Sinto-me honrado ter sido aluno de Dona Isabel,esta pessoa que sempre chegava na sala de aula com este sorriso,distribuindo alegria.Rapido a aula passava.

    ResponderExcluir