Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 31 de março de 2016

Bofetada - Por Antonio Morais


Brasileiro sempre teve a mania de reclamar dos seus governantes. Reclamava dos administradores das Sesmarias e das Capitanias Hereditárias, dos Governadores Gerais e dos imperadores. Reclamavam dos presidentes da Velha Republica e da Republica Velha, dos militares, de Sarney, de Collor, de Itamar, de FHC, de Lula. Não reclamaram do Tancredo Neves porque morreu antes de tomar posse.

Logo teremos novo presidente, novo governador, outros deputados... Os mesmos, mas o povo vai continuar a reclamar. Sabe por que? Porque o problema não está nos deputados, senadores, presidente, governador, prefeito, funcionário. O problema está naquele que reclama: Você e eu, nós!

O problema está no brasileiro. Afinal, o que se poderia esperar de um povo que sempre dá um jeitinho? O povo que valoriza o esperto e não o sábio? Um povo que aplaude o vencedor do Big Brother, mas não sabe o nome de um escritor brasileiro? Um povo que admira o pobre que fica rico da noite para o dia? Ri quando consegue puxar a TV a cabo do vizinho?

O que esperar de um povo que não sabe o que é pontualidade? Joga lixo na rua e reclama pela sujeira? O que esperar de um povo que finge dormir quando um idoso entra no ônibus? Prioriza o carro ao pedestre?

O que dizer de um povo que reclama pra receber do governo livro didático gratuito para o filho e não vê que esse aluno deixa em casa os livros e vai para escola perturbar a aula e prejudicar os que querem realmente estudar e aprender?

O problema do Brasil não são os políticos, são os brasileiros! Os políticos não se elegeram, fomos nós que votamos neles.

Politico não faz concurso, ganha votos: O seu e o meu.

2 comentários:

  1. O que esperar de um povo que passou 30 anos ouvindo promessas de novos costumes, novo tratamento com a coisa publica, etica, moral e, que de uma hora pra outra vê o governo enlameado, completo das mesmas mazelas anteriores, recuperando o que de pior existe na vida publica e acha que o governo tem esse direito porque os anteriores tambem foram desonestos? Onde dois erros dão um acerto? O que esperar de um povo que odiava Sarney, Collor, Renan, Jader, Maluf e os transformaram em Deuses depois que passarasm para o lado dos seus? Não há o que esperar!

    ResponderExcluir
  2. É...

    Morais, você escreveu bonito, e o seu comentário complementa muito bem a postagem.

    Sempre falei, aqui mesmo que a culpa não é dos governantes, mas dos governados. Todos reclamam, mas ninguem tem razão.

    Abraços do

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir