Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Sanharol - Por A. Morais

Sanharol, hoje um bairro de Várzea-Alegre, era uma Fazenda pertencente ao Senhor José Raimundo Duarte, o conhecido José Raimundo do Sanharol, filho de Papai Raimundo. Conta a historia que próximo de sua residência havia uma baraúna e nela uma casa de abelha conhecida por sanharol. A foto ilustra bem a historia. Sanharol uma abelha pequena sem ferrão, porem impertinente e zangada. Por essa razão a denominação de Sanharol para a localidade. Na sequência teremos varias fotos ilustrando a historia de postagens do Blog. Clic para ampliar e leia o que cada imagem representa em termos de fato histórico.

Foto de Leonarda Bezerra do Vale, a conhecida Dadá do São Cosme, penúltima filha de José Raimundo do Sanharol e Antónia de Morais Rego. Era a avó de José Piau.

Meus pais José Raimundo de Morais e Antónia Alves de Morais, bisnetos de José Raimundo do Sanharol e herdeiro do nome. Na foto com minha neta Ana Thais.


Dr. António Macário de Brito, bisneto de José Raimundo do Sanharol. Na década de 1930 fixou consultório na rua do Juazeiro ou Dr. Leandro Correia, Várzea-Alegre, numa casa pertencente ao meu avô António Alves de Morais. Dr. Macário foi um dos primeiros médicos a consultar em nossa terra. Transferiu-se depois para o Crato, sua terra natal, onde fez nome na medicina local.

Arrozais. Que coisa mais bonita. Varzea-Alegre, terra do arroz, da hospitalidade, do humor e da alegria.

Mundim do Vale de chapéu, Dr. Savio Pinheiro e Meline Bitu. Ao Mundim devemos todo incremento e alegria do Blog, ao Dr. Savio devemos grandes e sabias postagens, de Meline Bitu esperamos que venha a ser uma grande leitora no futuro.

Banda de musica atual, uma das atividades da Secretaria de Cultura que devemos aplaudir e reconhecer.

Carnaval de Várzea-Alegre - reconhecido como um dos melhores da região.


Reconhecimento aos artistas da terra - na foto Pedro Sousa e José Clementino juntos. Homenageamos aos demais em nome dos dois.


Esporte - Seleção de 1962, reconhecimento aos nossos grandes desportistas.

Religião - Casal jovem com elevado espírito de religiosidade e fé cristã. Recebendo as benções do Padre António Maria.


Pedro Alves de Morais, Pedro Piau, o grande inspirador do Blog do Sanharol. No seu exemplo encontramos forças para reunir dados e formar um conjunto de informações para o publico na posteridade.


Meus netos Ana Thais, Aluizio representados por João Pedro - foto - herdeiros do Blog do Sanharol.

Historia do Blog.

No final de Janeiro de 2009 o Blog do Sanharol foi criado. Como um passatempo, um brinquedo ou um lugarzinho para escrever minhas bobagens. Comecei a fazer postagens com assuntos variados. Historia e memória de nossa terra, genealogia, origens de famílias, proezas de nossa gente feliz e bem humorada, etc. Com o tempo outros amigos passaram a colaborar com o Blog e, passados 18 meses, o Blog tem um acervo de quase 3.000 postagens, mais de 30.000 comentários, e, nos últimos doze meses, aproximadamente 105.000 acessos.

Neste período fui testemunha de três ocorrências que me deixaram meio vaidoso, já que vaidoso não sou. No primeiro episódio, cheguei numa Loja para comprar um utensílio e quando procurei o caixa a mocinha estava concentrada, prestando uma atenção danada a leitura no computador. Eu fiquei danado de raiva com a demora, com a desatenção do caixa. Quando ia dar uma bronca vi a faixada da casa do Sanharol no monitor. Estava a mocinha morrendo de dar risadas com a historia da escritura do Lula Bernardino postado pelo Mundim do Vale. Imediatamente mudei de idéia e convidei a leitora a procurar no Blog outras belas postagens bem humoradas de nossa gente inteligente e sabia.

No Segundo episódio, cheguei num consultório odontológico com um dente me judiando sem dó. Enquanto aguardava minha vez, já aborrecido com o Dr. João Henrique, apanhei uma reviste editada pela Canção Nova, no Paraná, e comecei a ler. Encontrei um artigo sobre o Mons. Assis Feitosa, onde continha – Fonte Blog do Sanharol – Historiador Armando Rafael.

Por fim o terceiro episódio, a revista Província, uma das mais antigas e mais valiosas publicações da região sul do Ceará, publicou artigo sobre José Bizerra de Brito, o saudoso professor Zuza Bizerra, onde também aparece como fonte de informação o Blog do Sanharol. Assim, estamos dispostos a continuar trazendo nossa contribuição no resgate da memória de pessoas valiosas de nossa terra e nossa região. Agradecemos a todos os colaboradores, leitores e escritores.

António Alves de Morais.
Administrador do Blog do Sanharol.

7 comentários:

  1. Prezados amigos.

    Este é um pequeno resumo do que postamos no Blog do Sanharol neste periodo de pouco menos de um ano e meio.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Morais.
    Parabéns pela dedicação com que conduz com muito talento e amor esse importante meio de informação da nossa terra. O blog do sanharol veio substituir um outro veículo muito importante de nossa terra, mas esse é no sentido denotativo mesmo, a Viação varzealegrense, que transportava por esse Brasil a fora o nome da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  3. Morais,
    você sabe que eu morria de curiosidade pra saber a origem do nome do blog? Gostei muito de saber que tudo começou com uma família, que por sinal traz nomes dos meus ancestrais.
    É... somos todos parentes, que bom!
    abraços
    stela

    ResponderExcluir
  4. Prezado Antônio Morais, saiba da minha profunda admiração e respeito por esse canal de comunicação tão importante e de tantas expressões. Depois que conheci o seu Blog, me senti, a cada dia, muito mais próximo de Várzea Alegre, mesmo, naquele tempo, residindo no Rio de Janeiro. Parabéns pela competência, responsabilidade e, principalmente, pelo respeito que tens aos leitores na divulgação, através deste importante canal de transporte e evidencialismo da história, cultura e tradições da nossa querida Várzea Alegre!

    ResponderExcluir
  5. Morais, me arranje seu número de Whatsapp para eu te enviar a foto que tiramos na Praça. O meu é 88 988442520

    ResponderExcluir
  6. Antonio Morais , mais um 30 de Janeiro venho de encontro com as reportagens do Blog do Sanharol e só tenho surpresas desses meus conterrâneos; Saudades desse torrão querido. Rita Fiuza de Morais.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Antônio pela iniciativa, ontem estive em São Vicente no Cedro para os festejos de São Vicente, sou descendente do Coronel Tomaz Duarte de Aquino e da família Vieira de Araújo.

    Roberto Pinho- Fortaleza/Ce.

    ResponderExcluir