Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Breve reflexão sobre o 2º turno das eleições presidenciais – por Armando Lopes Rafael


Os números não mentem

Dilma Rousseff teve 56% dos votos neste 2º turno! Certo? Errado!

O Brasil tem 135.804.433 eleitores.
Neste domingo compareceram para votar 106.604.687 (78,5% do total de eleitores inscritos)
– Dos 78,5% que compareceram, 55.752.092 eleitores votaram em Dilma (41% do eleitorado total)
Ou seja, 59% dos eleitores brasileiros não votaram em Dilma Rousseff, como demonstraremos abaixo:

– 43.710.422 eleitores votaram em José Serra (32% do total de eleitores)
– 29.194.356 eleitores se abstiveram de votar (22% do total de eleitores)
– 4.689.310 eleitores anularam o voto e 2.452.591 eleitores votaram em branco ( nulos e brancos representaram 5,25% do total dos eleitores)
Em síntese dos 135.804.433 eleitores inscritos, 80.052.341 eleitores não votaram em Dilma Rousseff.
PS – Se eu estiver errado, por favor corrijam-me...

Como bem escreveu José Maria Pemán, um brilhante intelectual espanhol, no livro "Cartas a um céptico sobre as formas de Governo":


"Em princípio, não há processo de designação mais contrário à essência da magistratura suprema do que o eleitoral: deve ser uma magistratura para todos – e é eleita por um partido; deve ser um poder imparcial e sereníssimo – e nasce das paixões da luta; deve ser um símbolo unanimemente respeitado – e expõem-no durante o período que precede a sua ascensão, que é o do combate eleitoral, a todos os embates da crítica, da discussão, da caricatura e do libelo" (Edições Gama, Lisboa, 1941, p.71).


Outra curiosidade:
Dilma Roussef será a 34ª ou 40º Presidente da República? Afinal, quantos Presidentes da República o Brasil já teve? Os jornais já perderam a conta e cada um cita um número diferente, segundo o critério adotado para a contagem.
Se quiserem colocar todos os que ocuparam o governo por qualquer tempo, e com qualquer título, seriam mais de 50. Novamente os jornais erraram. É evidente que os 15 anos da ditadura de Getúlio Vargas têm que ser contados. Ele não foi eleito uma só vez nesse período, mas foi incontestavelmente o “presidente da república”.

Também não podemos arbitrariamente retirar os que dominaram o Brasil de 1964 a 1985, só porque se apossaram do País arbitrariamente. Da mesma forma não há como não incluir os que ficaram no Poder de passagem, interinamente ou como Junta Militar, em 1969 quando o Brasil teve 3 presidentes, cada um representando o Exército, a Marinha e a Aeronáutica. Considerando tudo isso, o número de presidentes do Brasil passaria de 50...
Texto e postagem de Armando Lopes Rafael

18 comentários:

  1. Prezado Armando.

    A Eleição definiu duas coisas. Uma já sabiamos Dilma seria a vencedora, a outra decisão: existem dois Brasis: o que trabalha, produz e paga para o outro eleger. Analise o PIB dos estados onde a oposição venceu? Parabens aos vencedores, parabens Dilma.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Armando,

    Contra FATOS, não há argumento. Admiro muito você, que vem sempre com a prova dos 9 na ponta do lápis.

    Abração,

    DM

    ResponderExcluir
  3. Morais:
    Eu já tinha feito esta análise, mas achei prudente não comentar. Por um motivo simples:

    A população do Sul e o Sudeste vai, infelizmente, aumentar ainda mais o preconceito que já tem para com os grotões da miséria e do atraso do Nordeste,o paraíso da “Bolsa-Família”.

    Afinal foi graças a vantagem acachapante no Nordeste ( 11 milhões de votos de maioria sobre o tucano ) que a petista se elegeu. A maioria dela no Brasil foi quase toda a mesma que teve no Nordeste, já que venceu com maioria de cerca de 12 milhões de votos.

    É prá rir ou prá chorar?

    No Nordeste, a petista conquistou 70% dos votos, ante 30% de Serra. Já no Sul, Sudeste e Centro-oeste a maioria de Serra foi considerável.
    Fazer o quê?

    ResponderExcluir
  4. Caro Dihelson:

    Hoje o sol surgiu como surge todos os dias, ao nascer da aurora...
    Um verdadeiro espetáculo preparado por Deus para todos nós, sem discriminar ninguém, sem dividir as pessoas por ideologias... em consonância com aquela passagem bíblica:

    “Não desejeis mal aos que vos perseguem; Só agindo assim vos tornareis filhos do vosso Pai Celeste, que faz nascer o seu sol sobre maus e bons e traz as chuvas para os justos e injustos”. (Mateus 5.44-45).

    Quantas pessoas deveriam refletir sobre isso...
    Cordial abraço,
    Armando

    ResponderExcluir
  5. Por falar em Tiririca, o presidente-operário usou ontem a televisão para fazer ampla defesa do palhaço-deputado.
    -- É uma injustiça o que estão fazendo com o "cumpaneiro" Tiririca, disse "o Cara"...

    ResponderExcluir
  6. A inveja mata. Queira ou não, Dilma, primeira mulher a presidencia do Brasil, uma grande guerreira, venceu todos os preconceitos e Lula é o grande mito. E tenho certeza que governará para o povo do Brasil, que é a cara de Tiririca...

    ResponderExcluir
  7. Não comppreendo o porque dos ataques ao Lula e Dilma. A campanha já terminou, o Serra perdeu e a Dilma ganhou, ou alguém está pensando em um terceiro turno?

    ResponderExcluir
  8. Ganhar com maioria absoluta não quer dizer nada. Ex-presidente dos EUA Ronald Reagan, que em 1984 obteve 54.428.537, o mais votado do mundo, embora tenha sido também o mais carrasco, ao deixar o governo, ampliou sua popularidade. O Collor foi aclamado nas ruas e destituido logo em seguida por esse mesmo povo que o aclamava. Votar em um candidato não significa que você esteja dando a ele carta branca. Temos que deixar de votar apaixonadamente, aprender a fazer parte do jogo e saber que estamos votando em seres humanos e não em máquinas. O jogo acabou, a Dilma ganhou, agora vamos esperar.

    ResponderExcluir
  9. Esperar, é ?

    Agora que a coisa está começando!
    Agora é que o bicho vai pegar!

    Vocês rão conhecer o que é uma oposição no Brasil. 50 milhões de pessoas. O Brasil está dividido. Ou Dilma faz algo de bom, ou sei não...

    DM

    ResponderExcluir
  10. Tatiana:
    Sem desejar alimentar polêmica e levando em conta o respeito que você merece.
    Não se trata de inveja.

    O voto dado a Serra foi voto consciente, de qualidade.

    Vejamos:
    Dilma venceu em 16 estados (os 9 do Nordeste, Amazonas, Amapá, Pará, Tocantins, Distrito Federal, Minas e Rio de Janeiro) Já Serra venceu em 11 estados (São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rondônia, Acre e Roraima. Esses estados somam 53% da população brasileira. A oposição é, pois, maioria ).

    Serra venceu em 6 das l0 dez cidades de maior PIB– Produto Interno Bruto, do Brasil: (São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Guarulhos e Campinas).

    Já das 10 (dez) maiores cidades brasileiras em IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) Serra venceu em 9:

    (São Caetano do Sul, 69% dos votos;Águas de São Pedro-SP, 75% dos votos; Florianópolis, 62% dos votos; Monte Belo do Sul-RS, 62% dos votos; santos-SP, 61% dos votos; Bento Gonçalves-RS, 53% dos votos; Nova Pádua-RS, 78% dos votos; Comboriú-SC, 64% dos votos; Joaçaba-SC, 62% dos votos).

    Invejar os grotões da miséria e do atraso do Nordeste?

    Tatiana, ainda escreveu:
    “tenho certeza que (Dilma) governará para o povo do Brasil, que é a cara de Tiririca”...
    Ora Tatiana, a gente só conhece a cara de Tiririca fantasiado de palhaço. Ninguém viu a cara dele ao natural. E para piorar, ficou provado que ele é analfabeto (não sabe nem escrever) conforme foi denunciado pela imprensa.
    Será que nós, brasileiros, temos mesmo a cara de Tiririca?
    Palhaços e analfabetos?

    ResponderExcluir
  11. Francisco Gonçalves de Oliveira:

    Ninguém está atacando Lula. Ele é carta fora do baralho. Daqui a dois meses volta a ser um cidadão comum. Já era.

    O que interessa agora é cobrar da presidente Dilma fidelidade no cumprimento das promessas apresentadas durante a campanha eleitoral. Ela tem a responsabilidade de corresponder plenamente às expectativas e à confiança, não só de seus eleitores, mas de toda a Nação brasileira. A começar pela transparência tão alardeada.

    Recordando um fato aí bem pertinho de onde você mora. Na primeira campanha de Lula, em 2002, o coordenador era o prefeito de Santo André, Celso Daniel. Ele tinha a fama de ser correto e honesto. Naquele mesmo mês foi assassinado. Por que o mataram? Consta que Celso Daniel descobrira grande roubalheira e os corruptos o mataram para evitar que fatos viessem a público.

    Quem matou Celso Daniel? Lula nunca mandou aprofundar as investigações, apesar das promessas feitas á viúva e familiares do prefeito assassinado. Ocorreram, posteriormente, algumas mortes de possíveis testemunhas no melhor estilo de queima de arquivo.

    E os parentes do Celso Daniel hoje moram no exterior com medo de serem também assassinados.

    No Brasil petista é assim. Quem tem de fugir são as vítimas...

    Você como pessoa bem informado o que diz disso tudo?

    ResponderExcluir
  12. Prezado.
    Armando Rafael.

    Essas notícias, tanto contra a Dilma, como contra o Serra, ficarão engavetadas para na próxima eleição virem atona. O poder judiciário é um poder inerte, ele só funciona se você acioná-lo. Não há interesse nem do lado do PSDB e nem do PT, pois a campanha já terminou. Eu gostaria imensamente que a chamada imprensa investigativa fosse até o fim em suas investigações, porém em um veículo de comunicação, um elogio ou uma crítica tem um preço. Os donos de Jornais e revistas também são cidadãos e querem influenciar no processo eleitoral. Esses casos que você sitou envolvendo o PT e outros, novos e velhos envolvendo o PSDB, apartir do dia 1º de novembro perderam sua validade.
    A oposição é saudável e deve existir, mas o povo está mais atento aos discursos demagógicos, tanto é verdade que a promessa do Serra em aumentar o salário mínimo para $:600,00 e 10% de aumento para os aposentados não sensibilisou o eleitor.

    ResponderExcluir
  13. O mapinha azul não deixa dúvidas: quem trabalha e produz não dá a vitória à petralhada. Isto fica a cargo de quem gosta de ser sustentado pelos programas de compra de votos do governo.

    ResponderExcluir
  14. Segundo nos relata a Bíblia, o Egito sofreu 10 pragas anunciadas por Moisés contra o Faraó. O Brasil teve mais sorte, pois aqui são apenas 6 pragas:
    1 – NEPOTISMO, incluindo os afilhados com alto QI (quem indique) cujo exemplo maior é Erenice Guerra, a amiga do peito de Dilma.
    2 – POPULISMO (Getúlio, Ademar de Barros, Brizolla, Lula e Dilma).
    3 – FISIOLOGISMO. Ou é dando que se recebe. Ou toma lá dá cá, como foi feito nos 8 anos da Petralha e vai continuar no governo da companheira Estela.
    4 – PETISMO. Quando era oposição adotava a política do “quanto pior, melhor”. A prática foi amplamente demonstrada nos 8 anos de chumbo da era Lula.
    5 – MSTismo.Igual a praga dos gafanhotos no Egito. Onde passa destrói tudo.

    ResponderExcluir
  15. Visitantes do blog do sanharol.
    Minha opinião não mudará em nada o resultado do pleito. A Dilma é a nova presidente do Brasil, escolhida diretamente pelo o povo. Se o lado derrotado achar que houve fraude que entre na justiça para anular a eleição. O candidato José Serra foi um dos primeiros a ligar para Dilma dando-lhe os parabéns pela vitória. Assim é que deveria ser também seus eleitores. Durante alguns anos dei aulas de xadrez em uma escola municipal de Taboão da Serra grande São Paulo. Uma das mais importantes lições que o enxadrista aprende é aprender a perder. Faz parte da ética do xadrez, o jogador perdedor, cumprimentar o vencedor. Se observarmos bem os políticos em geral nos dão bons exemplos de como nos comportarmos diante dos nossos adversários. Pessoas mal intencionadas existem em todos os lugares e essas pessoas são inteligentes e persuasivas na arte de enganar.
    O Fernando Henrique disse que o PSDB precisa mudar assumir que é sim, um partido privativista e que as privatizações iniciadas em seu governo foram boas para o país. Lembram o que disse Mário Covas quando foi candidato à presidência em 1989? "O Brasil precisa de um choque de capitalismo".
    Ficar patinando em discursões que não levarão a nada, não ajuda ao país. Se alguém acha que as políticas públicas defendidas pelo o PT, da Dilma e do Lula não é viável para o país, que convençam do contrário.

    ResponderExcluir
  16. Francisco, provavelmente, a maioria desse povo que insistem, nesses argumentos, político preconceituoso,(sobre transferência de renda), talvez não saibam nada, ou quase nada da real "polik", dos tempos pós-moderno.Esses argumentos preconceituosos estão permeados por todo o Brasil, e em todas as classes sociais. Será que esse povo está acompanhando as implementações políticas e sociais do presidente Obama nos Estados Unidos? Provavelmente não.Eles não sabem que hoje os quase 40 milhões de americano que vivem abaixo da linha de pobresa, passaram a receber uma bolsa, ou seja, um cartão igualzinho o do bolsa família que lhes dá o direito de ir ao super-mercado comprar alimentos. Na área da saúde, será que essas pessoas sabem o que ocorreu? lá a saúde era somente privada, não existia saúde pública, e o que aconteceu, com as reformas do Presidente Obama nessa área.Esses quase 40 milhões que estão abaixo da linha de pobreza para os padrões americanos passaram ater acesso a um sistema de saúde no mesmo modêlo do nosso SUS.Será que esse povo tem sensibilidade para entender essas mudanças.Será que eles compreendem as razões para uma mudança dessa magnetude no coração do capitalismo.Francisco eu sou de V. Alegre e moro em São Paulo a muito tempo, deixo meu e-mail, se voce desejar, poderemos trocar idéias, sobre política num outro nível de abstração, ou seja, bem distante desse baixo nível.
    Washington
    São Paulo.

    ResponderExcluir
  17. Esqueci de colocar o e-mail no texto, mas vai aí WLSOUSA@YAHOO.COM.BR.

    ResponderExcluir
  18. UMA DICA:

    Washington, acho que você, por ser cidadão já conhecido pelos administradores do Blog e sendo de boa fé, não recomendo que você coloque seu E-mail assim de forma pública. Por quê?

    Porque existem pessoas más, que podem se aproveitar para ficar te enviando besteiras para teu e-mail, spam, propagandas, etc.

    Hoje em dia nós temos que zelar por nossa privacidade. É claro que não queremos comentários anônimos, mas basta que esses e-mails sejam fornecidos aos administradores dos Blogs. Ninguém mais precisa saber, para a nossa própria segurança.

    Abraço,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir