Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 25 de dezembro de 2010

AINDA É NATAL !!

MEU TESOURO DE NATAL
-  Claude Bloc -

As caras e bocas de Natália


A timidez de Victor
A brincadeira e a cumplicidade com a vovó

Desde que meus pais se foram, os festejos de Natal têm se tornado para mim vazios. Os irmãos se dispersaram, as filhas vão pra casa das devidas  sogras... e se não quero me "ajuntar" a essas "aderências" vou ficando só no meu canto.

Para não me deixar tomar de lembranças ou pensamentos tristes, vou  escrevendo, lendo, assistindo a alguma coisa... me programando para o futuro. Enfim, sendo construtiva. Mas não sou nenhuma heroína como possa parecer nesse meu propósito. Não ter com quem trocar sorrisos é um ato doloroso. Muitas vezes sucumbo e me amofino.

Ontem resolvi mudar a rotina natalina. Reuni minhas filhas à tarde, na casa da mais nova - Flavia - e me pus a fazer o que realmente me dava prazer: estar com meus netos. É tão bom vê-los crescer, vê-los construir suas vidas, estar com eles... brincar com eles e observar suas reações. Analisar o que neles parece ou não comigo... Que pequenina semente de uma vovó apaixonada está nessas criaturinhas tão amadas.

Pois é, foi este meu Natal. Se o Natal é momento de renascimento, pois saibam que renasci. E não me entristeci quando à noite eu brindei com a lua que minguava e com as estrelas que bailavam nos meus mais novos sonhos.

Foi este o meu tesouro de Natal.

Claude Bloc

6 comentários:

  1. Prezada Claude.

    Há poucos dias a Magnolia fez uma postagem em que aborda a diferença de ser sogra de genro e de nora. Há uma desvantagem muito grande entre um e outro caso, porem ser avô ou avó não faz diferença. Neto é um presente de Deus,

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Claude, uma familia sagrada gera esses frutos maravilhosos.Feliz 2011

    ResponderExcluir
  3. Claude,

    A professora e a escritora dão lugar à mãe e à avó mantendo, dessa forma, a tradição natalina de unidade familiar.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Morais, dá pra sentir essa diferença. No caso lá de casa as prestigiadas são as sogras... (risos) Menos eu...

    Mas quanto ao afeto de vovó coruja, nisso ninguém bole. É sagrado.É com certeza um presente de Deus. Sobretudo quando as vovós são sozinhas. Esse carinho preenche todo o vazio afetivo.

    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir
  5. Dr. Rolim,

    Os frutos foram duas criaturinhas que eu amo muito. Um de cada filha.
    São eles a minha alegria maior.

    Abraço ainda natalino,

    Claude

    ResponderExcluir
  6. Dr. Sávio,

    Tento superar os reveses da vida com essa manifestação espontânea e absolutamente natural que vem os laços afetivos: as demonstrações de alegria, o calor inequívoco da felicidade que essas criaturinhas queridas me proporcionam...

    Abraço natalino (ainda)

    Claude

    ResponderExcluir