Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 18 de junho de 2022

O Gringo do Crato - Por Antônio Morais


Semana passada, os meninos resolveram passar uns dias em Canoa Quebrada, uma das melhores e mais bonitas praias do Ceara. Levaram-me junto. Um bom passeio, boa acomodação, família reunida, nada mais aprazível. Depois de acomodados foram todos para praia, menos eu, não sou muito chegado as águas do mar.

Em frente a casa onde nos hospedamos tinha um baita de um restaurante, negocio pra estrangeiro, muito chique, luxuoso mesmo, resolvi tomar uma cuba, rum, coca e limão, para lembrar os velhos tempos do inicio da década de 70. Fui ao restaurante, me acomodei numa mesa, e, bem próximo, duas jovens senhoras tomavam uma antárctica gelada e levavam uma prosa. Uma delas, a mais jovem, parecia muito revoltada e passou a dizer palavrões com o marido, namorado ou amante, sei lá.

Dizia: aquele baitola, pensa que eu vou aceitar as farras dele? Eu já renunciei a muitas coisas pra segurar o relacionamento com aquele fresco, e ele o que faz? Casamento não é só uma parte não, vou jogar as coisas dele na rua e ele vai chorar godê e eu não quero mais nem vê-lo pintado na minha frente.

Nessa historia ela contou toda sua verve e eu escutando. Lá pras tantas a outra disse: mulher tu revelou toda tua vida, ele aí escutou tudo. Ela falou: nada mulher, isso aí é um gringo, não sabe nada do que falei. Não segurei, dei uma grande risada e respondi: Você que pensa!
As duas quase se acabam de dar risadas.

7 comentários:

  1. Um casal amigo nosso foi os Estados Unidos passar ferias. 10 dias depois já estavam loucos, extressados de não entender nada do que ouviam. Chegaram num restaurante sentaram-se e enquanto aguardavam o garçom passou um casal; a mulher muito rebopulosa, uma bunda gigante. Aí a esposa do meu amigo disse a toda voz para o marido: bem tu tá vendo o tamanho da bunda dessa mulher? A mulher virou-se e disse e tu é brasileira, graças a Nossa Senhora Aparecida te encontrei. Estou nesse inferno ha mais de 15 dias sem entender nada que falam e sem que ninguem me entenda tambem. Fizeram amizade e deste dia em diante tiveram companhias.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa história, Morais...
    Não sabiam elas que se tratava se um gringo do Sanharol.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Grande Morais, rsrsrsrs, mas uma faceta tua agora desnudata: Podes passar por gringo, onde for,,rsrsrsrs

    Abração
    Manoel Severo

    ResponderExcluir
  4. Dr. Flavin.

    Já pensou um gringo do Sanharol.

    Prezado Manuel Severo.

    É por essa razão que nós lá de Rajalegre dizemos que mato tem olho e parede tem ouvido.

    Amanha postarei uma do Lampião em Rajalegre. Muito Boas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Respeite o gringo do Sanharol!!!!! kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Uma amiga minha também professora de Francês foi a uma dessas excursões de grupos da Igreja. Entrou numa perfumaria em Paris e mandou brasa ostentando seu francês para seu marido se empolgar e lhe comprar o "DUNE" lançamento na época. A vendedora a chamou discretamente e falou assim: " Deixe para falar francês em outra loja, sou breasileira e estou morrendo de vontade de falar português, hahahaha

    ResponderExcluir