Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 8 de março de 2024

Entrevista de emprego - Antonio Morais



Chico Budu, assim era conhecido. Saiu do Sanharol em Várzea-Alegre a procura de melhoras no giro do Maranhão. Quanto mais passava o tempo mais dificuldades enfrentava, chegando a ponto de não ter condições de retornar. Depois de dois anos desempregado, Chico, em total desespero, bate à porta de um circo recém chegado a modéstia cidade de Barão de Grajaú. A única vaga que temos disponível é de domador de leões! - explica o dono do circo. Domador de Leões? Não creio que eu vá me sair bem...

Deixa disso, rapaz! Esse emprego é moleza, você vai ver só. Você faz o seguinte: Sabe utilizar-se de um chicote? Sei sim, aprendi comboiando para Joaquim Bitu na Rajalegre. Transportava algodão, milho, arroz, feijão e oiticica pru armazém de seu Dirceu Pimpim.

Entra na jaula com um chicote na mão e encara o Leão, se ele rugir, você estala o chicote no ar. Se ele der um passo pra frente, você dá um passo pra trás e estala o chicote no ar. Se ele der dois passos pra frente, você dá dois passos pra trás e estala o chicote no ar novamente. Se ele avançar de novo, você recua e estala o chicote no ar... É fácil...

Mas... e se eu chegar no final da jaula e não der mais para andar pra trás? Não tem problema! Aí você pega um punhado de merda do chão e joga na cara do leão.
E se não tiver merda?
Pode ficar tranqüilo que vai ter!!
E, só não teve porque o Chico não era besta, desistiu em tempo hábil.

4 comentários:

  1. Chico Budu filho mais velho de seu Ze Budu. Nasceu no Sanharol, viajou pelo mundo e só não se transformou em domador de leão por medo, oportunidade teve. Mas quando viu o leão com o chicote na boca e do domador só o boné e a bota espalhados na jaula, disse: o diabo é que vai.

    ResponderExcluir
  2. A.Morais, muita boa essa Entrevista de Emprego. E o Chico Budu, mostrando que Varzealegrense né besta não!kkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  3. Morais

    Achei o Chico muito otimista, por achar que diante de três investidas do leão não ia haver merda. ahahaha!
    Morais, você surpreende tanto na escrita como na oralidade. Muito boa.

    ResponderExcluir
  4. Agora digo, "arre égua" - (gargalhando ) - e num tinha outro jeito, não?

    Foi boa, Morais. Estava precisando rir mesmo!!! Obrigada.

    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir