Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 7 de junho de 2011

Prevendo acidentes sem ser vidente - Por João Dino

As fotos que aparecerem nessa postagem eu tirei hoje, dia 06.06.2011, às 13:00 horas, com uma pequena máquina digital. Eu vinha no meu corsa e ao cruzar com uma carreta tipo cegonha fui obrigado frear bruscamente para não bater nessa estrutura metálica.

Trata-se de uma placa de sinalização tipo pórtico, de mais de 12 metros de comprimento, que depois de danificada por um veículo, foi colocada à margem da BR-116, a 50 metros do giradouro existente no Distrito de Felizardo, Município de Ipaumirim-CE.

Alguém retirou as ferragens do centro da estrada e colocou no acostamento. Mais a estrutura metálica, quase coberta pelo mato, sem qualquer sinalização, avança sobre a BR cerca de 50 centímetros.

Uma vez que esse obstáculo está localizado numa curva onde só é possível os condutores de veículos avistarem quando faltam 80 metros de distância, os sites da internet e os programas de TV que exploram notícias de misérias e desgraças, já podem até posicionarem seus cinegrafistas e fotógrafos, para registrarem acidentes cinematográficos, em absoluta primeira mão.

Os órgãos DNIT/DERT, responsáveis pelos serviços de conservação e manutenção das estradas, poderiam até adotarem providências no sentido de que acidentes pré-anunciados, como os que vão acontecerem naquele trecho, se houvesse alguma punição.

Mas o povo brasileiro é muito bonzinho. Os familiares dos, mutillados, cadeirantes e mortos em desastres automobilísticos só atribuem as causas aos santos protetores: Isso aconteceu porque o finado nunca acreditou em milagres. O Pai de Santo Fulano cansou de convidá-lo para uma sessão de descarrego e ele nunca apareceu. A esposa dele todo dia o chamava para ir à igreja de Santo Tal e ele não dava importância. Taí o resultado.

Enquanto isso, os irresponsáveis ficam concedendo entrevistas em rádios e TV dizendo que está tudo bem. Tudo está do jeito que Deus quer.

E quando alguma vítima resolve acionar a nossa justiça em busca de mover um processo, a primeira década é só para abordagem das testemunhas. Pense num povo que trabalha em eterno estado de greve.

Será que eu falei demais outra vez? Você concorda com alguma coisa que eu disse?

E o que Rui Barbosa escreveu em 1914: Tenho pena de ti povo brasileiro... De tanto ver triunfar as nulidades...

2 comentários:

  1. João Dino.

    Que mal pregunte. Voce sabe me dizer onde foi feito aqueles videos das rodovias apresentados na campanha da presidente? Japão, Alemanha, Canadá?

    ResponderExcluir
  2. MORAIS, PENSE NUMA DIFICULDADE PARA ENCONTRAR AQUELES PEDACINHOS DE ESTRADAS QUE APARECIAM NOS VÍDEOS DURANTE A CAMPANHA. E AQUELAS RODOVIAS SÃO PRIVATIZADAS.

    ResponderExcluir