Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 23 de junho de 2011

UMA BOA AÇÃO - Por Vicente Almeida

Você já parou para se perguntar quantas boas ações faz por dia, ou quantas deixa de fazê-lo, mesmo sabendo que nada lhe custaria?
Você já parou para se perguntar quantas oportunidades perde, de praticar uma boa ação por dia, ou quanto custa uma boa ação?
Sinceramente, estes são questionamentos que devemos nos fazer freqüentemente.
Se é uma realidade que queremos sempre o nosso bem, por que então não desejarmos o bem do próximo, contribuindo para que assim seja?
Imagine que você não praticou nenhuma atitude solidária durante todo o dia e assim chegou a noite, mas, antes de colocar o seu corpo na horizontal para o repouso esperado, ainda há tempo para ganhar o dia com uma boa ação. E você se desejar realmente encontrará um meio, não importa a hora ou o lugar.
O preço efetivo de uma boa ação, muitas vezes, custa apenas uma palavra amiga que conforte alguém em desespero, amargurado ou angustiado.
Pode também muitas vezes, custa apenas um sorriso seu, para alguém que saiu de casa em desespero, sabe-se lá Deus por que! E o seu sorriso naquele momento suavizará a dor daquele transeunte com quem você cruzou e não imagina o bem que lhe fez. Poderá até ser apenas um “Bom Dia”! Uma “Boa Tarde”! Ou “Boa Noite”! Se pronunciados com carinho suavizará as dores da alma daquele a quem dirigimos a palavra.
Uma boa ação, muitas vezes custa apenas o trabalho de voltar o pensamento para uma pessoa ou família, e desejar sua felicidade, ou que seja bem sucedido em algum objetivo nobre.
Poderemos praticar boas ações não com aquela moeda que às vezes deixamos escorrer de nossas mãos até as de um pedinte/mendigo, agredindo-o grosseiramente. Boa ação seria que essa moeda fosse acompanhada de uma palavra amiga, ou mesmo de um simples olhar de paz. Isto multiplicaria seus bens e aumentaria sua luz interior. “Uns repartem o que é seu e ficam cada vez mais ricos, outros arrebatam o que não é seu e estão sempre na pobreza – Prov. 11-.24 ”
É preciso procurar entender a luta desse povo simples, compreender e aceitar suas limitações, ser solidário. Eles buscam apenas sobreviver. Essa gente gostaria tanto de ter alguém para um dedo de prosa, ao menos uma vez na vida. Você iria se surpreender com sua história. Perca alguns minutos do seu precioso tempo com essa gente!
Boa ação, é também não estimular conflitos principalmente entre irmãos que se nivelam. O verdadeiro cristão, jamais procura propositadamente desnortear um irmão com palavras que visam desenvolver ou acentuar discórdia, pois sabe que essa conduta não gera felicidade.
Diariamente ajude alguém, no mínimo: Com um sorriso! Um olhar dirigido com amor! Uma palavra confortadora! Mas por favor, não abra a boca para desdenhar do seu irmão carente. Ele talqualmente você, também é filho do altíssimo em difícil provação neste planeta, e precisa de você – Sim, exatamente você. Por favor: Não destrua a ponte por onde um dia poderá passar.
Para ser solidário: Não espere a chegada do natal para alimentar alguém. Não espere uma catástrofe natural para enviar alimentos aos necessitados. Não espere o dia do ancião para valorizá-lo. Não espere o dia das mães para enaltecê-las somente naquele dia.
Todos os dias, todas as horas e em todos os lugares, Deus nos mostra oportunidades imperdíveis para a solidariedade. Não vire as costas – Por favor!
************************************************************************************
Feliz dia de Corpus Christi – Hoje, solenemente celebramos o mistério da eucaristia. Mais um excelente dia para a solidariedade.
Escrito por Vicente Almeida
23/06/2011

10 comentários:

  1. Pois é, Vicente, concordo plenamente. As boas ações não tem data.acontecem. A gente faz algo por alguém por ver que essa pessoa está carente e sobretudo siga essa regra: " FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM". Parabéns pela postagem.
    Abraço,
    Fafá

    ResponderExcluir
  2. Você sabia, por exemplo, que Corpus Christi
    tem uma relação direta com as aparições de
    Nossa Senhora de Fátima?

    Pois, veja que interessante...

    Para “preparar” os três pastorinhos sobre as
    aparições de Nossa Senhora, em Fátima,
    o Anjo de Portugal apareceu três vezes
    às crianças, em 1916...

    ... E numa dessas aparições ensinou os pastorinhos
    a rezarem e lhes deu a Santa Eucaristia, ou seja,
    o Corpo de Cristo (ou Corpus Christi em latim).

    Por isso a cerimônia de Corpus Christi é essencial
    para nós católicos e principalmente para os devotos
    de Nossa Senhora Fátima.

    ResponderExcluir
  3. Cristo ensinou direitinho como fazer o bem ao próximo.
    Gaça com que a mão esquerda não veja o qu ea direita fizer.Porque tem gente como os fariseus que faziam caridade só para se aparecerem. parabéns! Linda mensagem.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Vicente.

    Uma mensagem importante e oportuna. Na selva de pedra em que vivemos atualmente a grande maioria não faz o simples gesto do riso ao passar por seu semelhante.

    ResponderExcluir
  5. "É preciso procurar entender a luta desse povo simples, compreender e aceitar suas limitações, ser solidário. Eles buscam apenas sobreviver. Essa gente gostaria tanto de ter alguém para um dedo de prosa, ao menos uma vez na vida. Você iria se surpreender com sua história. Perca alguns minutos do seu precioso tempo com essa gente!"

    Disse Vicente Almeida não para quem quer ser santo mas para quem quer ser humano e limitado.
    É isso!

    ResponderExcluir
  6. Meu caro e prezado amigo Vicente.

    Sou um ledor assíduo das suas postagens aqui neste magnífico blog Sanharol.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. É...

    Fafá:

    Precisamos muito ajudar nossos irmãos a conduzir suas cargas. Para isto é que estamos ao lado deles, e acredite: um dia poderemos necessitar de sua ajuda.

    Giovani:

    Desconhecia este fato em Fátima.

    A caridade é para ser feita partindo do coração, sem visar retorno ou lucros. Do contrário deixa de ser caridade, tornando-se um ato puramente material e interesseiro.

    Morais:

    Tens razão. As preocupações materiais inibem o pensar em atitudes nobres.

    Zé Nilton:

    Diariamente ao acordar, minha primeira oração é: "Meu Deus ajuda-me neste dia a realizar as tarefas reservadas para hoje, e que meus pensamentos, atos e palavras resultem sempre em beneficio do meu semelhante".

    Então esta postagem tem tudo a ver comigo, pois vivo plenamente aquilo que escrevo.

    Grande Zé Valdir:

    Agradeço a você pela assiduidade da leitura das minhas postagens.

    Abraços do

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  8. É verdade Vicente: temos que dar com a direita, para que a esquerda não veja. Abraço corinhoso e fraterno. Fatima Bezerra.

    ResponderExcluir
  9. Vicente,

    O seu belo texto nos mostra, que em vez de cultuarmos a hipocrisia, sejemos mais realistas nas nosas ações.

    - Eu sou tão bom para a minha empregada. Dou-lhe sabonete, roupas usadas, sobras de comidas...

    - No natal, distribuí presentes com as crianças pobres...

    - Nos dia do ancião mandei um prato de comida, que só vendo, pra dona coitadinha...

    Tais pessoas praticam essas ações pseudo-humanistas e, ainda, teem a ousadia de comentar e falar na mídia sobre os seus "grandes atos".

    Na grande maioria das vezes, um minuto de atenção ou um sorriso sincero seriam mais vantajosos.

    (Porém, não dá ibope, nem voto!)

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. É...

    Fátima Bezerra Cordeiro:

    Dada a sua linguagem, procurei sem você saber, te conhecer melhor e descobri que temos gostos semelhantes.

    Acalento em mim o sonho de contribuir para que as pessoas não se deixem dominar pela matéria, mas assumam de fato, o domínio de si mesmas.

    O filme "A Viagem Fantástica" é um grande e poderoso documentário. Integra a minha coleção de filmes especiais, assim como "O Mundo de Sofia".

    Metafísica: Sou um estudioso do tema. Palpitante não é?

    A Psicoterapia é um poderoso auxiliar no restabelecimento do equilíbrio emocional. Tenho um neto nesta área e sempre conversamos sobre o tema.

    Em relação a postagem, é isso ai, precisamos aprender a amar o próximo como a nós mesmos.

    Quando isto acontecer, teremos um mundo novo e todos felizes.

    Dr. Sávio:

    Suas palavras são sempre sinceras, diretas e envolventes, e sei que compreende muito bem a minha preocupação com o ser humano, e a razão por que as minhas postagens têm uma permanente conotação de solidariedade educativa.

    O ser humano é que não compreende muito bem o que quero dizer, mas, como diz Fafá Bitu; Deixa pra lá, vamos em frente que atrás vem gente.

    Abraços do

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir