Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 11 de abril de 2016

074 - Histórias de varzealegrenses.

Foto - Josefa do Sanharol.

Minha avó Josefa de Pedro André reunia toda meninada da ribeira  do Machado para ensinar as rezas.  Uma turma a cada semestre era preparada.

Credo, ato de contrição, salve rainha, pai nosso, os dez mandamentos. No final do curso de catequese estavam todos preparados para fazer a primeira comunhão.

Naquele ano, já com a data da primeira eucaristia marcada, Madrinha Zefa resolveu fazer uma preleção, espécie de avaliação com a turma, a aula da saudade.

Depois de revisar as lições, explicou para os alunos que a comunhão era a passagem do estado de pecado para o estado da graça da salvação.

Cumprimentou a todos e disse: vocês estão preparados para receber a eucaristia, alcançar a salvação do reino dos céus. E, perguntou: vocês querem ir para o céu? Todos se levantaram e responderam numa só voz queremos, Luiz, Mundim e Tota de seu Antônio Gonçalo, os seus filhos Luiz, José e Joaquim  e outros, menos Brito de Luiza Félix que ficou calado, não fez nenhum movimento, ficou calado.

 Madrinha Zefa então o inquiriu: Brito, você não quer ir para o céu? Ele respondeu de pronto, não!

Por que Brito? Por que mãe disse que quando a aula "sacabasse" eu fosse pra casa.

7 comentários:

  1. Aí é que se pode dizer que não estava prestando atenção ao serviço.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkk
    Grande madrinha Zefa.
    mas Mané dos Pão quando foi casar, Alacoque passou um mês ensinando a reza a ele para a confissão.Na véspera do casamento, Alacoque era a madrinha,fez um teste e Mané só sabia a Ave-Maria, nem a Santa Maria não sabia. Alacoque relatou o caso ao Pe. Mota, que disse> Alacoque Jesus perduou até o bom ladrão, pode perdoar um burro também.

    ResponderExcluir
  3. Isso é pura inocência.
    Pra quem não sabe, eu fui da Cruzadinha:um grupo religioso de meninas, que usavam vestidos,e gorrinhos brancos, comandado por Padre Otávio e diversas catequistas, entre elas a que eu mais gostava, dona luzanira!
    Magnolia!!!!!!!! descobre fotos das meninas que foram da Cruzadinha,infelizmente eu não tenho, por favor!! Obrigada querida! abraço carinhoso e fraterno.Fatima.

    ResponderExcluir
  4. Quando perguntavam a idade d eBrito, ele respondia: sou da idade de Glorice de Mininim.
    Aí um dia Glorice encontrou com ele e o repreendeu: Brito,crie vergonha, quando perguntarem sua idade, você diga, não bote meu nome no meio não!

    ResponderExcluir
  5. Bom menino, obediente à mãe, voltar para casa depois do cateciscmo!
    Quanto ao Padre Mota, com todo respeito, ninguém merece!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Caro Moraes, com o seu aceite, utilizarei o comentário acima e a foto de madrinha Zefa para compor o livro que estou preparando sobre o tropeiro, Antonio Gonçalo Araripe....

    ResponderExcluir