Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 19 de julho de 2011

A DIVINA COMÉDIA - Canto XIX - Por Vicente Almeida

INFERNO

Vala dos simoníacos
Espírito do papa Nicolau III

Ó Simão mago, e todos aqueles que te seguiram, profanando e vendendo as coisas de Deus pelo preço de ouro e prata! Em vossa homenagem devo soar a trombeta, pois é aqui, nesta terceira vala, onde estais!
Dante conversando com o papa Nicolau III
Que o confunde com o papa Bonifácio VIII
Aguradado naquela parte do inferno
Ilustração de Gustave Doré

estávamos no meio da ponte sobre a terceira vala. De lá eu vi nas encostas e nos fundos da pedra gelada, redondos furos escavados de igual tamanho. Da boca dos furos pendiam os pés de um penitente, cujo corpo estava enterrado nos buracos com a cabeça para baixo. Nas plantas dos pés ardiam chamas, que escorriam por seus calcanhares. Os sofredores, desesperados, agitavam seus pés freneticamente, na vã esperança de livrarem-se das dores causadas pelas chamas.

- Mestre - perguntei, - quem é aquele que se debate mais que os outros, e que é torturado por uma chama mais vermelha?

- Se quiseres - respondeu - eu te levarei até ele, e lá poderás perguntar quem ele é e de onde veio.

Concordei e ele me ajudou na descida difícil, me segurando enquanto passávamos pelas beiras esburacadas. Só quando eu estava diante do pecador foi que ele me soltou.

Interior da vala dos simoníacos
Pintura de William Blake - Seculo XVIII

- Ó tu, alma desgraçada que estás plantada, fala se puderes! - fui dizendo, enquanto me abaixava diante dele como um frade durante uma confissão.

- Já estás aí plantado? Já estás aí plantado, Bonifácio? Por muitos anos enganou-me o escrito! - falou a alma pensando que eu fosse outro. Fiquei imóvel sem saber como responder.

- Rápido, dize a ele que não és ele, que não és aquele que ele pensa que és - ordenou Virgílio, e eu respondi ao espírito da mesma forma como ele me pediu.

- Bem, então o que querem de mim? - perguntou, suspirando e torcendo os pés - Se querem saber quem eu sou, saibam que um dia fui papa, mas na verdade eu era filho da Ursa. Por tanto procurar embolsar ouro naquele mundo, aqui eu mesmo fui embolsado. Neste buraco, abaixo da minha cabeça, estão empilhados todos aqueles que me precederam, pecando por tráfico de coisas divinas, espremidos nas fissuras da pedra. Eu aguardo a chegada daquele que eu pensava que tu eras, que ocupará o lugar que hoje ocupo, me empurrando mais para baixo neste buraco. Os pés dele arderão em chamas até que ele seja também substituído por um pastor sem lei, que virá do ocidente, e que pelo rei da França será protegido. Ele cobrirá a Bonifácio e a mim.

Não resisti em respondê-lo com suas próprias palavras:

- Bem, dize-me quanto foi que Pedro teve que pagar ao nosso Senhor antes que Ele desse-lhe as chaves de sua Igreja? Estejas certo que ele pediu nada mais que "Me acompanha." Então fica tu aí pois essa tua punição é merecida. Tua avareza traz tristeza ao mundo, esmagando os justos, premiando os depravados. Criastes para vós, pastores pervertidos, um deus de ouro e prata! Pouca diferença há entre vós e os idólatras, exceto que eles só adoram a um, e vós adorais centenas!

E enquanto eu falava essas palavras, aqueles pés escoiceavam mais ainda, talvez por ira ou mordidas de consciência. O mestre então me levou de volta à ribanceira e seguimos para a quarta vala.

No Canto XX veremos a vala dos adivinhos

19/07/2011

5 comentários:

  1. É...

    Simoníacos são os traficantes de coisas divinas. O nome origina-se de Simão, Atos 8-18,19. Simão tentou comprar dos apóstolos o poder do Espírito Santo e por isso seu nome está associado com o tráfego de coisas divinas.

    A pena de se enterrar vivo com a cabeça para baixo e os pés para o ar, era a punição desumana aplicada aos assassinos de aluguel, de acordo com a justiça e leis municipais de Florença, segundo o Ottimo Comento.

    No inferno de Dante, os simoníacos, que perverteram a igreja, são empilhados em buracos, de cabeça para baixo com óleo e fogo, aplicado aos pés. Vários condenados ocupam o mesmo buraco, ficando apenas o mais recente com as pernas de fora.

    O papa Bonifácio VIII tornou-se papa em 1294 ao persuadir o seu antecessor Celestino V a renunciar.

    Além dos desentendimentos com os italianos, o papa Bonifácio ficou conhecido principalmente devido aos seus constantes confrontos com o rei Filipe IV (o belo) da França.

    Várias vezes o papa se desentendeu com os priores de Florença, entre os quais, Dante, que foi expulsão da cidade.

    O filho da Ursa é o papa Nicolau III, da família Orsini. foi um papa (eleito em 1277) em cujo mandato a simonia era praticada abertamente. Ele se valeu do cargo para enriquecer e distribuir favores a toda a sua família.

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  2. Quanta crueldade!
    A minha mãe contava umas estórias de crueldade que ocorriam lá pela região de Cariús, os senhores, os coronéis da época, cometiam certas trocidades e não pagavam por isso.
    Vem de longe... Humanos! Civilizados!

    ResponderExcluir
  3. É...

    Artemisia:

    Há mais de cem anos, um fazendeiro ou senhor escravagista, tinha seus escravos como legítima propriedade, podendo sacrificá-los ao seu bel prazer. E tome as mais horríveis torturas.

    Contudo, desconheço atos de maldade que superem o período inquisitorial praticado pelos MEMBROS da igreja católica apostólica romana. Aqueles mesmos que deviam ilumianr o caminho.

    Se existisse besta fera, diria que naquele tempo a besta fera andava solta percorrendo o mundo.

    As câmaras de torturas da iniquisição, superaram tudo que a bestialidade humana já praticou.

    Duro é sabermos que a inquisição sacrificava inocentes.

    SE você nada leu ainda, leia então, vai ficar estarrecida.

    O Inferno deste poema, pune os infratores. Os inquisidores puniam inocentes.

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  4. Vicente, não sou historiadora, mas leitora e sei que a Humanidade é perversa desde os primórdios. Sei também dos "Santos e Pecadores" que somos todos nós.
    Egoístas, mesquinhos!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns caro Vicente, como sempre arrasando; suas explicações, faz toda diferença.
    A inquisição foi um periodo de grande terror, quantas mulheres morreram queimadas, inocentemente como bruxas, cristãos, judeus, e outros tantos mais...
    Artemisia e Vicente, infelizmente a crueldade contra o ser humano até hoje é muito comum;há fazendeiros que tem sobre seus dominios homens que trabalham como escravos.
    Fiquem com Deus meus queridos. Abraço. Fatima.

    ResponderExcluir