Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

119 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.


Artista jardinense José Rangel (1895 - 1969), construiu um monumento alusivo a Nossa Senhora de Fátima, em 1953, na Chapada do Araripe, em Crato CE, que deu nome ao Aeroporto Regional a época, desativado na década de 1970. 

Foi palco de grandes acontecimentos políticos, religiosos e sociais. O maior destes acontecimentos trata-se da chegada da Virgem Peregrina Mundial de Fátima em 13 de Novembro de 1953, evento este de grande vulto para a religiosidade caririense.


Os desembarques do Presidente da República Humberto de Alencar Castelo Branco e a apoteótica chegada de Wanda Lúcia Gomes de Matos Medeiros, foto Miss Crato, após ser eleita Miss Ceará, em Fortaleza.

8 comentários:

  1. O antigo Aeroporto Regional do Cariri na Chapada do Araripe tem história. Devia ter sido preservado. O fato de se usar para lazer e visitação turística não ia impedi de ser preservado o meio ambiente. Essa escultura de Nossa Senhora de Fátima merecia ser vista e admirada pela população.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive aula de direção neste local, com o saudoso José Lucas, unico do meu tempi kkkkkkkk

      Excluir
  2. Wanda Lucia Gomes de Matos Medeiros, foto, Miss Ceará. Sua eleição foi motivo de muito orgulho para o Crato e sua gente a época.

    ResponderExcluir
  3. O Aeroporto, foi o começo do desmonte, do Crato. Feito por políticos , e que favoreceu, outro Município, de área inadequada para comportar o referido Aeroporto. O Município Do Crato, tem uma Área Seis Vezes, Maior.
    Crato, 21/05/2921.
    Fernando Callou.

    ResponderExcluir
  4. O Crato era a cidade da Cultura, município modelo, orgulho do seu povo, altaneiro e independente.

    Não entendo como em tão pouco tempo se transformou nesta cidade morta, sem entusiasmo sem amor próprio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples. Resultado dos braços cruzados do seu povo........

      Excluir