Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

120 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.


Teófilo Siqueira era farmacêutico. Tinha farmácia de manipulação em Crato. Carecendo de um medicamente você se dirigia a farmácia e fazia a encomenda que era entregue posteriormente. Às vezes,  em minutos.

Certa feita, uma senhora do sitio "Cipó dos Tomás" distrito de Ponta da Serra o procurou com um problema grave nos olhos. Ela e os l0 filhos estavam com "Sapiranga" uma mistura de conjuntivite, "dordoe", que causa até a queda dos cílios e deixa  o camarada muito aperreado.

A causa  principal da enfermidade era a falta de higiene, então, Teófilo receitou lavar os olhos cinco vezes ao dia com "Água bananosa".

Entrou para manipular o medicamente e sem notar foi seguido pela  senhora que  o encontrou com um tanque cheio d'água límpida, cristalina da "nascente". Ao ver a paciente se aproximar descascou  rapidamente três bananas prata  e deixou boiando na água. 

O remédio era esse mesmo. Se a causa da enfermidade era a falta de higiene, lavando-se cinco vezes ao dia, qualquer tipo de água era ideal e recomendada para limpar das remelas. 

Hoje em dia ninguém sabe o que venha ser "Sapiranga", mas em tempos de antanho muita gente sofreu com esse mal.

3 comentários:

  1. Coisas tão simples de serem cuidados evitariam muitos males e não só a sapiranga.

    ResponderExcluir
  2. Hoje,não sei justificar, Sapiranga é um bairro de moradores onde o poder aquisitivo se destaca ante os demais.

    ResponderExcluir
  3. A Sapiranga e causado por uma bactéria , e nunca na vida a água bananosa iria curar a enfermidade , podendo se lavar até 20 vezes por dia .

    ResponderExcluir