Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 5 de maio de 2022

220 - O Crato de Antigamente - Postagem do Antônio Morais.


Como era.


Como está preservado.

A crise dos engenhos é um fenômeno longo e complicado demais para ser explicado em um breve artigo como este, uma conjunção de fatores, em sua maioria ligados aos custos de produção e a concorrência das usinas fez com que os engenhos se tornassem seres obsoletos com suas certidões de óbito já assinadas. 

Assim como engenhos com alta capacidade produtiva e de investimento inviabilizaram engenhos menores, as usinas também atingiram a estes de modo praticamente irreversível, assim como também o “boom” das estradas de JK reduziram os custos do açúcar, e tornaram-no um produto acessível a mais pessoas, que antes utilizavam a rapadura. 

Esses são apenas alguns dos fatores, como disse anteriormente, estruturas econômicas como essa não desmoronam do dia para a noite, assim como foram complexos os processos históricos que as afirmara, complexos também são os motivos de seu declínio.

Situado próximo ao centro urbano de Barbalha, o Tupinambá durante mais de um século encheu os ares da urbe com o cheiro açucarado do processamento da cana, mas precisar seu tempo de fogo morto é algo complicado, pois sua desativação foi gradual durante a década de 1980. 

Amargando mais de 20 anos de abandono, desabamentos e pilhagem, a grandiosa edificação recebeu há alguns anos longo processo de reforma e adaptação, tornando-se assim uma exceção feliz, exemplo da capacidade de aproveitamento dos imóveis antigos para usos contemporâneo. Infelizmente não consegui retorno em minha tentativa de marcar nova visita ao local, que recebe modificações em seus arredores regularmente.

Um comentário:

  1. Salve aquele que preserva sua memória. Povo que não tem passado não terá futuro também.

    ResponderExcluir