Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 18 de abril de 2024

223 - O Crato de Antigamente - Postagem do Antônio Morais.

Não sei o nome de batismo ou registro no cartório, mas, era vulgarmente conhecido por Caboré. Morava no sitio Baixa Dantas em Crato, tinha quatro filhos homens com idade e diferença de um ano de um para o outro, nenhum de maior.

Criados rigorosamente de acordo com o que determina o Estatuto da Criança e Adolescente: Não podiam trabalhar, embora pudessem beber pinga, fumar maconha, roubar, assaltar e até matar se preciso fosse.

Difícil saber qual deles o mais preguiçoso e malandro, qualidades essenciais para, merecidamente, receberem o bolsa família, afinal, são quatro a se somarem ao pai e mãe elegendo esse sistema de governo que se instalou no Brasil de tempos para cá,

Um dia, mesmo correndo o risco de ser preso, Caboré botou moral : Vamos acabar com essa moleza, todos pra roça comigo, podem me acompanhar, cada um  pegue sua ferramenta, não quero ouvir conversa mole, lenga lenga nem queré-quequé.

Saíram todos, Caboré na frente, brabo como um siri na lata e a reca atrás. Lá pelo meio do caminho um resmungou para o outro: Tão bom se uma cobra jararaca me mordesse, assim eu voltava pra casa!

O outro : Besta, bom era se a jararaca mordesse pai que nós "vortava tudim".

Um comentário:

  1. De tempos pra cá os pais perderam o direito de educar os filhos. Educar como foram educados. Bons costumes e respeito perderam a validade por determinação do estado.

    ResponderExcluir