"O aboio é uma melopeia plangente e quase sempre triste, dolente, com que os vaqueiros guiam o gado ou chamam ao redil as reses dispersas ou espalhadas".
O aboio, as vezes tem letras e na maioria das vezes tem apenas a linha melódica, sempre dominada pelas vogais, buscando maior sonoridade, por certo. O aboio é a conversa amistosa e pacificadora do vaqueiro para com seu gado e o gado conhece o aboio do seu vaqueiro. O Aboio é uma conversa intima do homem para o animal. O bom vaqueiro conversa com o gado cantando na linguagem do aboio que é sempre monótona como uma canção de ninar e, talvez, por isso mesmo acalma e tranquiliza o gado.
O aboio é um canto de paz, de concórdia, de parceria do vaqueiro com o gado. A letra do aboio é sempre amistosa, tranquilizadora, usando-se muito as palavras manso e bonito. O aboio não excita, ao contrario tranquiliza o gado, levando-o a concórdia com o mudo testemunho do cavalo.
O aboio, antes de tudo, é uma mensagem de amizade do vaqueiro para o seu gado, em um dialogo, conduz a paz nos campos. Vaqueiros, cavalo e gado, sagrada trilogia do sertão celebrando a paz nas fazendas, envolto em um halo de entendimento e acentuado romantismo.
Dr. Napoleão Tavares Neves.
Que belo texto. Encontra-se na Revista Provincia. Um primor, como tudo que o autor escreve.
ResponderExcluirParabens.
Eu quando era criança. Lógico não intendia muitas coisas . Mais percebia muitas mensagens passadas pelos vaqueiros .recados pedidos de desculpas pedido de namoros .recados exclusivos e por aí vai .
ResponderExcluir