Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 15 de janeiro de 2017

Buchada com rapadura - Mundim do Vale.


O doutor José Sávio Teixeira, exercia a função de médico na cidade de Cedro Ceará e passava os finais de semana em Várzea Alegre, onde às vezes atendia alguns amigos dos seus pais.

Em um desses finais de semana, ele estava na sala de casa com alguns amigos, quando chegou Chico Porfírio e Pedro Marcelino, trazendo Imaculada numa rede gritando de dor. Arriaram a rede na sala mesmo e pediram para que o doutor Sávio atendesse a doente. O bom médico cumprindo a sua promessa de formatura foi logo examinando a paciente ali mesmo. Sem se descuidar de colocar máscara cirúrgica e luvas, o médico deu uma rápida olhada, se dirigiu a Chico que era o esposo e perguntou:
Qual foi a alimentação dela ontem?
Cuma?
O que foi que ela comeu ontem?
Bom! Tirando daquela buchada cum rapadura, ela só cumeu mermo uma jaca, um quilo de tripa de poico e dois quilo de mudubim.

Enquanto isso Punduru que passava na calçada perguntou a Natércio: Ou seu Anastácio! Chiquim de Louzo butou um curtume im casa? Pela catinga eu acho que sim.

Dr. Sávio se dirigiu novamente a Chico e falou: Tudo indica de que se trata de uma superdosagem de cálcio no esôfago retilíneo, de ação neurovegetativa retardada, prolongando-se pelas paredes internas, gastando hidrogenagem e ramificando-se até a ponta do osso ilíaco.

Chico Porfírio perguntou: Doutor! Ainda qui má pregunte. Foi pru causa dessa dosa de cal no isôfo, qui Imaculada vei da Carrapateira inté aqui se cagando?

Pode jurar que foi. Mas ela vai ficar boa, eu vou prescrever um soro reidratante e bastante água de coco. Mas quando ela ficar boa, não deixe mais ela comer buchada com rapadura e nem tripa de porco com jaca.

Um comentário: